CompararComparando ...

BMW Concept iX3: um eléctrico da China para o mundo

Artigo
BMW Concept iX3: um eléctrico da China para o mundo

Foi na China, onde será produzido pela BMW Brilliance Automotive, e daí exportado para os restantes mercados, que a BMW mostrou o Concept iX3, versão eléctrica do seu popular SUV de médio porte. Este será, também, o primeiro modelo da marca BMW animado por um sistema de propulsão totalmente eléctrico, naturalmente herdando muito dos ensinamentos e das tecnologias aplicadas pelo grupo bávaro na sua submarca i, seja no i3 ou no i8, fazendo parte integrante da sua estratégia para os próximos anos.

Um dos principais atributos do Concept iX3 será a quinta geração da tecnologia eDrive de propulsão elétrica, que reúne o motor eléctrico, a transmissão e a electrónica do sistema num novo componente independente, além de contar com baterias mais potentes. Uma solução que, desde logo, promete ser mais leve e compacta, além de, por via da sua construção modular, poder ser facilmente aplicada a quase qualquer tipo de automóvel (de tracção dianteira, traseira ou integral, convencional ou mais polivalente, como um SUV ou todo-o-terreno, e independentemente das suas dimensões e peso, já que os respectivos componentes são facilmente escaláveis).

A autonomia é outro elemento a ter em conta. Com 270 cv de potência, o Concept iX3 promete ser capaz de cumprir, com uma única carga de bateria, mais de 400 quilómetros no ciclo WLTP. Naturalmente que na sua base está o X3 “convencional”, ainda que sujeito a algumas alterações, como o subchâssis traseiro especialmente desenvolvido para esta aplicação, assim como a respectiva integração na estrutura.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    1 + 1 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.