CompararComparando ...

Bugatti Chiron supera 300 mph: novo recorde de 490,484 km/h

Artigo
Bugatti Chiron supera 300 mph: novo recorde de 490,484 km/h

Uma unidade de pré-produção de um novo derivativo do Bugatti Chiron estabeleceu um novo recorde mundial de velocidade, ao tornar-se no primeiro hiperdesportivo a superar a barreira das 300 mph (482,8 km/h). No passado dia 2 de Agosto, na pista de testes de Ehra-Lessien, no estado alemão da Baixa Saxónia, Andy Wallace levou o Chiron Prototype até aos 490,484 km/h (304,773 km/h), em incrementos de 50 km/h a partir dos 300 km/h, por forma a garantir que tudo estava bem com o veículo, e que o equilíbrio em termos e sustentação e downforce era o correcto para velocidades tão extremas.

Esta não é a primeira vez que o piloto britânico desempenha semelhante tarefa. Já em 1988, ao volante de um McLaren F1, e nesta mesma pista, Andy Walace havia estabelecido um novo recorde (para a época) de 391 km/h (243 mph) para o mítico superdesportivo britânico.

Quanto ao Chiron que estabeleceu tão emblemática marca, trata-se de uma unidade que, após avaliação por uma multidisciplinar equipa de engenheiros, recebeu não só alguns melhoramentos aerodinâmicos, como um importante reforço de segurança, com o piloto a estar instalado numa baquet com cintos de seis pontos de fixação e protegido por uma célula de segurança adicional. Fundamentais para este feito foram, igualmente, os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 semelhantes aos instalados de origem no Chiron de produção em série: reforçados, sobretudo, ao nível das cintas, mas, ainda assim, homologados para circular na via pública, estão aptos a suportar forças de até 5300 g, como o provaram os testes efectuados na mesma máquina que testa os pneus do Space Shuttle, a velocidades de até 511 km/h…

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

17 − 11 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.