CompararComparando ...

Cupra Formentor: SUV, desportivo e híbrido plug-in

Artigo
Cupra Formentor: SUV, desportivo e híbrido plug-in

Como prometido, em vésperas da abertura do Salão de Genebra, onde decorrerá a sua estreia oficial, a Cupra revelou o Formentor, já nbuma versão muito próximo do que será o veículo de produção em série, cujo lançamento poderá acontecer já em 2020. Anunciado como o primeiro modelo criado especificamente para a novel marca desportiva da Seat, com o intuito de celebrar o seu primeiro aniversário, não restarão grandes dúvidas que na génese deste SUV coupé de linhas agressivas e inspiração desportiva estará a plataforma MQB que já deu origem ao Ateca (da Seat como da Cupra…) e ao Tarraco, assim como boa parte dos componentes mecânicos provirão do banco de órgão do construtor de Martorell, e do próprio Grupo VW.

Nada que espante, todavia, ou fuja da actual tendência que domina o sector. Até porque o Fornentor não deixa de exibir formas extremamente apelativas, e até originais, se bem que seja notório algum parentesco com o Tarraco no que diz respeito aos grupos ópticos e à grelha frontal.

Em destaque, neste particular, o dinamismo e fluidez da forma, a reduzida altura ao solo (sinónimo da vocação desportiva do veículo), a carroçaria bicolor e a secção traseira, porventura o seu elemento mais marcante e original. Já no interior, o destaque vai para os bancos desportivos do tipo bacquet forrados a pele e com estrutura em carbono, para o tablier flutuante, para os acabamentos em cromado preto e em preto lacado brilhante e para o ecrã de 10” do sistema de infoentretenimento.

Não menos relevante, o grupo motopropulsor hibrido plug-in que anima o Formentor, que associa um motor a gasolina com um motor eléctrico para oferecer uma potência combinada de 245 cv e uma autonomia eléctrica de 50 km no ciclo WLTP (cerca de 70 km no ciclo NEDC). A transmissão está a cargo de uma caixa pilotada DSG de dupla embraiagem, e conta com diferencial autoblocante, ao passo que a suspensão dispõe de amortecimento pilotado DCC.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.