CompararComparando ...

Dobradinha Toyota e vitória de Lamy em Xangai

Artigo
Dobradinha Toyota e vitória de Lamy em Xangai

A Toyota dominou as 6 Horas de Xangai, sexta prova do campeonato do Mundo de resistência, e consolidou o primeiro lugar tanto na competição de construtores como na de pilotos. Com esta vitória, Anthony Davidson e Sébastien Buemi somam quatro triunfos em seis possíveis e terminam todas as corridas já disputadas no pódio. A dupla do TS040 Hybrid com o número 8 bateu os seus companheiros equipa, Stéphane Sarrazin, Alexander Wurz e Kazuki Nakajima, por mais de um minutos de diferença. O terceiro lugar foi para o Porsche 919 Hybrid de Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb, que ficaram a uma volta dos vencedores.

Pedro Lamy também esteve em grande plano na prova realizada na China. O português foi o escolhido para fazer o último turno da sua equipa e cortou a meta em primeiro lugar na categoria GT AM. O Aston Martin Vantage que o português partilha com Paul Dalla Lana e com Christoffer Nygaard bateu o carro igual de Kristian Poulsen, David Heinemeier-Hansson e Richie Stanaway, enquanto o último lugar do pódio foi para o Ferrari 458 Italia de Roda, Ruberti e Cressoni. Nos GT PRO, a vitória a Porsche venceu e ainda fez segundo. O Ferrari de Rigon e Calado contentou-se com o terceiro lugar final.

“Foi um bom resultado para a equipa que se tem mostrado bastante competitiva nesta segunda metade do campeonato. Não foi uma corrida fácil, com muita pressão por parte dos nossos adversários, mas conseguimos manter um bom ritmo ao longo de toda a prova que nos permitiu subir, mais uma vez, ao lugar mais alto do pódio”, afirmou o piloto português.

Pedro Lamy fez e pole e venceu nos GT AM

Pedro Lamy fez e pole e venceu nos GT AM

A prova não começou da melhor forma. Logo à segunda volta, um acidente entre um protótipo da Oreca e um Ferrari obrigou à entrada do safety-car que esteve em pista durante cinco voltas. Essa entrada acabou por beneficiar os vencedores que durante o período em que a corrida esteve controlada parou duas vezes nas boxes porque na primeira ocasião o depósito de combustível não tinha ficado cheio. Se esta situação tivesse acontecido num momento em que a corrida estivesse lançada, dificilmente Davidson e Buemi subiriam ao lugar mais alto do pódio.

Mesmo assim, ambos os Toyota andaram no início da corrida atrás dos seus adversários da Porsche e da Audi e só com o decorrer da competição é que superaram os adversários para alcançar a segunda dobradinha consecutiva, depois de triunfo semelhante em Fuji, no Japão. A Porsche completou o pódio, enquanto a Audi terminou com os dois carros em quarto e quinto. Nos LMP1-L, a vitória foi para o Rebellion de Prost, Heidfeld e Beche e entre os LMP2, o triunfo ficou nas mãos de Rusinov, Pla e Canal, com o Ligier da G-Drive.

No campeonato, a formação japonesa lidera com 226 pontos, mais 29 do que a Audi. Entre os pilotos, Buemi e Davidson estão em primeiro e bem lançados para serem campeões. Quando há mais 50 pontos em disputa, têm 147 pontos, mais 42 do que os pilotos da Audi que venceram em Le Mans, Benoit Treluyer, André Lotterer e Marcel Fassler.

[jwplayer mediaid=”20654″]

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon