CompararComparando ...

Eléctricos da Renault e Nissan com plataforma comum

Artigo
Eléctricos da Renault e Nissan com plataforma comum

A Alian√ßa Renault-Nissan vai recorrer √† sua nova plataforma de nova gera√ß√£o destinada a modelos el√©ctricos para desenvolver as pr√≥ximas gera√ß√Ķes do Zoe e do Leaf. Os dois modelos partilhar√£o, tamb√©m, motores e boa parte dos restantes componentes mec√Ęnicos, sendo as diferen√ßas entre ambos ditadas, sobretudo, pela est√©tica, pelo habit√°culo e pela estrat√©gia comercial de cada qual.

O cons√≥rcio franco-nip√≥nico confirmado, ainda, que Zoe e Leaf passar√£o a competir no mesmo segmento, mas sem esclarecer se ser√° o Zoe que crescer√° para se tornar num compacto, ou o Leaf que ‚Äúencolher√°‚ÄĚ para se tornar num utilit√°rio. Ainda n√£o h√° informa√ß√£o sobre datas de lan√ßamento, mas sabe-se que o novo Leaf s√≥ ser√° realidade depois do restyling que o modelo actual tem agendado para 2018, tamb√©m n√£o sendo expect√°vel que o Zoe, ¬†que ainda nem iniciou a comercializa√ß√£o da sua nova vers√£o com bateria de 41 kWh, conhe√ßa uma nova gera√ß√£o antes de 2020.

D√ļvida importante est√° por esclarecer se tamb√©m as baterias ser√£o partilhadas pelos dois modelos, ou se cada marca continuar√° a ter a sua solu√ß√£o. Actualmente, a do Leaf √© produzida pela AESC (joint-venture formada pela pr√≥pria Nissan e pela NEC), a do Zoe √© adquirida pela Renault √† LG Chem ¬†‚Äď importando saber se a marca nip√≥nica continuar√° neste rumo, ou recorrer√°, tamb√©m ela, a um fornecedor externo, o que j√° por v√°rias vez foi aventado por Carlos Ghons, CEO da Renault-Nissan.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
N√£o gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Coment√°rios
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

2 × 2 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.