CompararComparando ...

Fiat Chrysler Automobiles aposta forte nos eléctricos. Maserati Alfieri em 2022

Artigo
Fiat Chrysler Automobiles aposta forte nos eléctricos. Maserati Alfieri em 2022

Foi Sergio Marchionne quem deu a conhecer o novo plano estratégico da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para os próximos cinco anos, no que terá sido a sua última grande apresentação enquanto CEO do conglomerado ítalo-americano. Em destaque, o investimento previsto de 9 mil milhões de euros em automóveis electrificados (híbridos, híbridos plug-in e totalmente eléctricos), por forma a acompanhar a tendência do mercado neste domínio, ainda que o gestor ítalo-canadiano continue a afirmar a sua convicção de que os tradicionais motores de combustão continuarão a dominar a produção automóvel durante mais alguns anos (de tal modo que 15% dos 45 mil milhões destinados pela FCA a investimento até 2022 serão aplicados no desencolhimento de motores térmicos).

A explanação de Marchionne incidiu, também, de forma especial nos planos definidos para as marcas que geram maiores lucros no grupo: a Jeep e os seus SUV e todo-o-terreno, a Ram e as suas pick-ups, e as prestigiadas Maserati e a Alfa Romeo – as quais se prevê, em 2022, assegurem, juntamente com os comerciais da Fiat Professional, 80% das receitas da FCA, por comparação com os 65% que hoje garantem. Já as marcas mais populares do grupo, como a Fiat, a Chrysler e a Dodge, acabaram por primar pela ausência desta apresentação, não tendo para as mesmas revelados quaisquer planos de produto específicos, mesmo que um porta-voz da empresa tenha garantido recentemente que não está previsto o seu desaparecimento.

No caso da Maserati, além da abertura de mais de duas dezenas de novos concessionários nos EUA (considerados essenciais para que a marca do Tridente alcance o objetivo de duplicar as suas vendas até 2022), destaque para o acordo que garante que todos os seus futuros motores serão produzidos e desenvolvidos pela Ferrari (incluindo os híbridos e eléctricos) e para o lançamento de um coupé superdesportivo eléctrico de tracção integral e altas prestações, desenvolvido a partir do protótipo Alfieri e que apontará directamente à Tesla. Um modelo destinado a substituir o GranTurismo na gama da Maserati, que também contará com uma variante descapotável e estará assente numa estrutura alumínio, prometendo cumprir os 0-100 km/h em cerca de dois segundos e alcançar uma velocidade máxima superior a 300 km/h.

Em 2022, a Maserati prevê lançar um crossover de médio porte com motorização híbrida plug-in, a posicionar abaixo do Levante, com uma repartição do peso de 50/50 e a melhor relação peso/potência da classe, o que deixa antever prestações de excepção. Atributo que caracterizará igualmente as novas gerações do Levante e do Quattroporte, a lançar nos próximos quatro anos, mas sem data definida divulgada.

Garantido está, por outro lado, que todos os novos modelos da Jeep, Maserati e Alfa Romeo, a lançar nos próximos cinco anos, contarão com, pelo menos, uma versão electrificada, ao mesmo tempo que das respectivas gamas serão suprimidas as versões Diesel. Já a Ram contará com somente um modelo deste género, a versão de produção da pick-up de luxo TRX, rival da Ford Raptor. Menção final para o objectivo de vendas estabelecido para a Alfa Romeo, de nada menos do que 400 mil unidades/ano a partir de 2022.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon