CompararComparando ...

Fiat Concept Centoventi: eléctrico modular celebra 120 anos de história

Artigo
Fiat Concept Centoventi: eléctrico modular celebra 120 anos de história

Antever a democratização da mobilidade eléctrica e celebrar os 120 anos da Fiat, como o seu próprio nome indica, são duas das principais missões do Concept Centoventi, o protótipo de um automóvel totalmente eléctrico que a marca italiana revelou no Salão de Genebra. Pretende, ainda, antecipar a que é anunciada como a solução de mobilidade elétrica mais acessível no mercado, ao mesmo tempo adaptada às deslocações quotidianas em meio urbana, ou a viagens mais longas – tudo dependendo da vontade e das necessidades do utilizador.

Definido como uma tela em branco, passível de ser configurada em função das preferências do seu proprietário, a Fiat adianta que o Concept Centoventi, ou o modelo de produção em série do mesmo resultante, será produzido numa única cor metalizada de carroçaria, depois podendo ser personalizado através do programa 4U. Solução que permite escolher entre quatro pára-choques, quatro tampões de rodas, quatro decorações exteriores e quatro opções para o “tejadilho”: como, de origem, o modelo é produzido em formato descapotável, é possível, depois, optar entre um tejadilho bicolor em poilicarbonato, uma capota de lona, uma caixa de carga integrada ou um tecto fotovoltaico capaz de gerar até 50 Watt.

A isto há que juntar as várias opções disponíveis, também, para os interiores, para o sistema de infoentretenimento ou para a própria bateria, no que a Fiat define como um novo modelo de negócio para o sector. No total, serão 120 os acessórios adicionais propostos logo por alturas do seu lançamento, e apenas seis – pára-choques, tejadilho, pintura da carroçaria, painel de instrumentos, baterias e porta traseira digital – terão que ser instalados num concessionário da marca, todos os todos, incluindo o sistema de som, o tablier, os compartimentos de arrumação ou os assentos dos bancos, podendo ser adquiridos (inclusivamente online), ou impressos numa impressora 3D, e instalados pelo próprio cliente.

Com 3680 mm de comprimento, 1740 mm de largura, 1527 mm de altura e 2430 mm de distância entre eixos, o Concept Centoventi promete oferecer um habitáculo espaçoso, capaz de acolher quatro ocupantes, luminoso e totalmente reconfigurável. O tablier, composto por uma única peça e concebido ao estilo dos célebres blocos de Lego, conta com diversas aberturas onde podem ser encaixados componentes adicionais de vários formatos e com diversas funções; os painéis das portas, de design minimalista, podem receber bolsas de arrumação, suportes para garrafas e altifalantes; os bancos contam com construídas em materiais recicláveis, e com assentos e encostos de cabeça facilmente substituíveis (o do passageiro, pode, inclusivamente, dar lugar a um compartimento de arrumação ou a uma cadeira de criança; o traseiro é composto por um assento retráctil e costas que rodam para incrementar a capacidade de carga).

O painel de instrumentos também propõe duas opções. A mais acessível, vocacionada para as gerações mais jovens e “conectadas”, faz do smartphone o coração do sistema, em combinação com um ecrã principal de 10”. Em opção, está disponível o painel de instrumentos Lingotto, com ecrã de 20” que integra as funções de assistência ao condutor e segurança.

Não menos importante, a possibilidade de personalizar o Concept Centoventi também no que à autonomia diz respeito. De série equipado com uma bateria que lhe assegura uma autonomia de 100 km, será possível adquirir ou alugar até três baterias adicionais, cada qual acrescentando 100 km de autonomia, a instalar sob o piso do veículo, suportadas e ligadas por um trilho deslizante que torna a respectiva instalação ou remoção fácil e rápida. Adicionalmente, pode ser montada mais uma bateria sob o banco, que acrescenta mais 100 km à autonomia (que pode alcançar um máximo de 500 km) e pode ser desligada e carregada diretamente pelo utilizador em casa ou na garagem. Quanto ao motor, respectiva potência e prestações que permite alcançar, ainda nada foi adiantado pela Fiat.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
100%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon