CompararComparando ...

Fiat Tipo também em versão de 5 portas

Artigo
Fiat Tipo também em versão de 5 portas

Inicialmente revelado sob a designação Aegea (que manterá na Turquia, onde é produzido), o novo modelo da Fiat destinado ao segmento C recupera o nome Tipo (eleito Carro do Ano na Europa em 1989, e produzido entre 1988 e 1995) para identificação comercial nos restantes mercados. Numa primeira fase, o Tipo do século XXI será proposto em versão de três volumes e quatro portas, enquanto emanação directa do referido Aegea. Mas, mais tarde, contará igualmente com uma derivação de dois volumes e meio e cinco portas, das mais procuradas na maioria dos mercados europeus num dos seus mais concorridos e competitivos segmentos (historicamente dominado pelo Golf, mas onde também pontificam propostas como o Opel Astra, o Ford Focus ou o Peugeot 308, entre muitas outras), a que se seguirá a inevitável carrinha.

Ao que tudo indica, todas as versões do novo Tipo destinadas à Europa, apesar de desenvolvidas em Itália, serão produzidas na fábrica que a Fiat possui em Bursa, na Turquia, tendo sempre por base a mesma plataforma estreada pelo Aegea (já para outras latitudes, o modelo será produzido também no Brasil e na Índia). A variante de cinco portas, que sucederá ao Bravo, será, naturalmente, mais curta, prometendo ainda oferecer um outro apelo visual, graças às suas formas mais compactas e dinâmicas.

Quanto à gama de motores, de início, será composta pelas unidades já confirmadas para o quatro portas: 1.4 de 95 cv; 1.6 de 110 cv; 1.3 Multijet II de 95 cv; e 1.6 Multijet II de 120 cv. Porém, é possível que, numa fase subsequente, o modelo possa conhecer igualmente uma variante de pendor mais desportivo, a qual deverá servir de base a uma proposta ainda mais radical, a comercializar sob a égide da Abarth. A chegada ao mercado deverá ocorrer ainda durante o ano de 2016.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon