CompararComparando ...

Hélder Rodrigues vence especial no Dakar

Artigo
Hélder Rodrigues vence especial no Dakar

É o primeiro português a fazê-lo na edição deste ano do Dakar. Hélder Rodrigues, piloto oficial Honda, foi o mais rápido na etapa entre Antofagasta e Iquique e subiu quatro posições para ocupar, após as seis primeiras etapas, o sexto lugar na classificação geral. Rodrigues demorou 3h40m10s para cumprir os 318 km da especial, menos 1m10s do que o segundo mais rápido, Toby Price, que corre numa KTM. Paulo Gonçalves, também em Honda, foi terceiro, a 1m42s do seu compatriota e aproximou-se dos dois primeiros classificados.

Num duelo em castelhano, Joan Barreda bateu Marc Coma e cimentou a liderança em quase dois minutos. Neste momento, o piloto da Honda está na frente com uma vantagem de 12m27s sobre o seu compatriota. Gonçalves segue em terceiro a 17m12s. Ruben Faria não foi além do nono lugar e baixou um lugar na classificação. O piloto da KTM é o sétimo melhor e terceiro melhor português.

No final da etapa, Hélder Rodrigues não escondia a satisfação. Este resultado representou um expurgar de coincidências infelizes. “Sabia que tinha alguma vantagem em partir de trás para esta etapa. Ataquei forte desde o início e consegui imprimir sempre um bom ritmo. Estou a subir na geral e esse era o meu objectivo. A Honda está na frente da corrida. Vencer a etapa foi bom para mim, mas o mais importante foi ter subido na classificação. Tenho estado doente desde o início do Dakar. Num dos dias em que estava muito bem, tive um problema mecânico e hoje consegui recuperar bastante, o que foi muito positivo ”, afirmou o piloto português da Honda.

Mário Patrão sentiu muitas dificuldades para concluir a etapa de hoje e não foi além do 82º tempo. Com este resultado, o campeão nacional de TT caiu na classificação e ocupa, agora, o 47º lugar.

Carlos Sousa regressa ao top ten em nova vitória de Al-Attiyah

Desde que o Dakar começou, a Mini coloca sempre um dos seus carros no primeiro lugar das etapas. Desta vez, Nasser Al-Attiyah voltou a ser o mais forte e ampliou a liderança. O qatari tem uma vantagem de 11m12s para Giniel De Villiers, Toyota, que é segundo.

Contudo, a notícia da jornada para os portugueses é a reentrada de Carlos Sousa no top-ten. 13º na especial entre Antofagaste e Iquique, o português do Mitsubishi ASX subiu na classificação e está a um lugar do objectivo a que se propôs no início da prova, terminar entre os sete melhores.

“Foi uma etapa fantástica, com fesh fesh e a última parte nas dunas, onde passámos bem. O ASX Racing está bom e a navegação foi impecável”, afirmou Carlos Sousa à chegada  a Iquique.

Filipe Palmeiro, navegador de Boris Garafulic, acabou em 12º e subiu ao 11º posto da classificação, enquanto Vítor Jesus, co-piloto de Nazareno Lopez, chegou com o 50º tempo. Neste momento, Ricardo Leal dos Santos perdeu mais de três horas devido a um acidente com um camião que danificou bastante a sua Nissan.

Nos camiões, Eduard Nikolaev é o primeiro da classificação que tem três Kamaz nos lugares do pódio. Hoje o russo voltou a vencer e ampliou a distância para os seus companheiros de equipa e restante concorrência. Nos quads, foi a vez de Ignacio Casale vencer e recuperar mais de oito minutos a Rafal Sonik que continua na frente da classificação, mas agora com apenas 16m08s para o chileno.

Amanhã há etapa apenas para carros e camiões. As motos e os quads gozam o seu dia de descanso.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon