CompararComparando ...

Honda HR-V chega no Verão para relançar a marca na Europa

Artigo
Honda HR-V chega no Verão para relançar a marca na Europa

Após as renovações do Civic e do CR-V, a Honda prepara a introdução daquele que será o seu primeiro novo modelo para o mercado europeu em 2015. O HR-V trata-se de um SUV compacto que tem como rivais o Nissan Juke e Renault Captur, entre outros, estando o seu lançamento agendado para os meses de Verão.

O HR-V apresenta linhas esculpidas e próximas às de um coupé, fundidas com as formas de um SUV. No interior, o HR-V promete espaço “líder da classe”, recorrendo ao já conhecido sistema de Bancos Mágicos.

A base do interior versátil do HR-V é a plataforma global da Honda para o segmento B, que incorpora soluções inovadoras em termos da disposição dos componentes. Por exemplo, o depósito de combustível de baixo perfil, montado por baixo dos bancos dianteiros, liberta o espaço por baixo dos bancos traseiros, permitindo montar o reconhecido e inovador sistema de Bancos Mágicos. A marca garante, também, materiais de toque macio e de elevada qualidade no interior, aplicando também medidas para a redução de ruídos exteriores graças a materiais insonorizantes no interior das cavas das rodas à frente e atrás, mas também na alcatifa do piso e na cobertura inferior do chassis. A bagageira oferece 453 litros, chegando aos 1026 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.

O novo sistema de informação e entretenimento Honda Connect, que funciona à base de aplicações (Apps) como num smartphone, é controlado por um ecrã de sete polegadas colocado no centro do tablier (de série nos níveis Sport e Executive) e permite aceder à Internet, receber notícias, informações de trânsito e actualizações do estado do tempo em tempo real, bem como utilizar serviços de música por streaming. A versão Comfort está equipada com um ecrã de cinco polegadas.

O ecrã táctil do sistema Honda Connect também apresenta as diversas informações do veículo, como, por exemplo, conta-quilómetros parciais, indicadores de consumo e tempos de viagem. Adicionalmente, o sistema Honda Connect permite a ligação e sincronização de smartphones e outros dispositivos multimédia através de ligação MirrorLink, WiFi, Bluetooth, HDMI e USB.

Disponível na Europa apenas com tracção dianteira, o HR-V vai ser oferecido com um motor 1.5 i-VTEC a gasolina de 130 CV e com um 1.6 i-DTEC Diesel de 120 CV. Ambas as motorizações estão disponíveis com uma transmissão manual de seis velocidades, embora a versão a gasolina também possa ser equipada com uma caixa automática CVT. Estes dois motores pertencem à gama Earth Dreams da Honda e cumprem já a norma de emissões Euro 6.

O pack de Sistemas Avançados de Assistência à Condução, que recorre a uma câmara e a um radar de médio alcance, incorpora uma série de tecnologias avançadas de segurança, algumas das quais são novidade no segmento crossover. Com a excepção da versão-base Comfort, todas as outras versões estão equipadas de série com o Sistema Avançado de Assistência à Condução da Honda. Este conjunto de tecnologias inclui Assistente Inteligente à Velocidade, Sistema de Travagem Activa em Cidade, Avisador de Colisão à Frente, Avisador de Saída de Faixa, Sistema de Reconhecimento de Sinalização de Trânsito e Sistema de Suporte dos Máximos. De resto, importa referir que o sistema de travagem activa em cidade é equipamento de série no HR-V.

Já a carroçaria de estrutura ACETM (Advanced Compatibility EngineeringTM – Engenharia de Compatibilidade Avançada) apresenta com uma série de elementos estruturais ligados em rede que distribui a energia da colisão por toda a frente do veículo, reduzindo as forças transferidas para dentro do habitáculo e melhorando a protecção dos ocupantes em caso de colisão frontal.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Junceiro