CompararComparando ...

Hyundai e Kia apostam na energia solar até em modelos convencionais

Artigo
Hyundai e Kia apostam na energia solar até em modelos convencionais

É já em 2019 que vários modelos da Hyundai de Kia, ainda por anunciar, irão passar a incluir uma tecnologia de carregamento por energia solar, através de painéis fotovoltaicos incorporados no tejadilho e/ou no capot. O sistema será combinado com a fonte de energia principal do automóvel (o motor de combustão, híbrido ou totalmente eléctrico), o que faz desta a primeira vez, a nível mundial, que uma solução deste género é aplicada numa unidade motriz de combustão interna.

O objectivo do sistema é, naturalmente, aumentar a eficiência, logo, a autonomia dos veículos, assim como reduzir os seus consumos e emissões de CO2, estando em desenvolvimento três tipos de painéis. A primeira geração é destinada às motorizações híbridas, consistindo numa estrutura de painéis solares em silicone, integrados no tejadilho convencional, com capacidade para carregar entre 30% e 60% da bateria, dependendo das condições meteorológicas e de outros factores ambientais. A segunda geração assenta num novo tejadilho semi-transparente para os veículos equipados com motores de combustão interna, que permite a sua integração num convencional teto panorâmico, apoiando ou libertando o alternador na sua tarefa. A terceira geração assenta num tejadilho de peso reduzido para os veículos 100% elétricos

O sistema é composto por um painel solar; por um controlador, dotado de um dispositivo (de seu nome Maximum Power Point Tracking – MPPT) destinado a controlar a voltagem e a corrente, de forma a melhorar a eficiência da eletricidade gerada pelo painel; e por uma bateria. A energia solar convertida em electricidae é acumulada na bateria, ou utilizada para reduzir a carga do gerador de corrente alterna (AC) do veículo, melhorando a eficiência do conjunto.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
100%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    3 + 14 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.