CompararComparando ...

Islândia – a África do norte da Europa

Artigo
Islândia – a África do norte da Europa

Atribui este título a esta crónica pensando num claro elogio a este maravilhoso país. No entanto, e dada a conotação, muitas vezes negativa, que o continente africano “terceiro mundista” tem nesta Europa de “primeiro mundo”, ponderei e preferi explicar.

Para nós, africanos, África é o valor humano, a natureza forte – muitas vezes violenta -, o companheirismo, os cheiros, o sorriso, as cores, o todo-o-terreno puro e duro, imagens de tirar o fôlego e o calor (experimentem estar neste mês de Agosto nas terras altas de Angola, de madrugada nas cataratas de Victória no Zimbabwe ou à procura de animais no Parque Nacional Kruger – na fronteira entre a Africa do Sul e Moçambique, e compreenderão melhor os 9 graus Célsius de máxima do verão islandês !)

Tudo isto encontrei na Islândia 🙂

Tive o privilégio de viajar uns dias neste país de surpresas, apreciar a hospitalidade de uma população sofrida e que muito recentemente saiu de uma situação económica muito grave, com grandes limitações devido ao clima agreste e à sua localização (Reykjavik é a capital mais a norte no planeta – 64N) e onde a circulação em grande parte do país se faz por estradas não alcatroadas – por vezes só acessíveis, por lei (!), para veículos com tracção às 4 rodas (ou mais).

A paixão pelo todo o terreno é um facto na Islândia. Não é só uma necessidade, mas uma paixão.

As condições climáticas agrestes, as vias não asfaltadas – por opção, como por exemplo na Namíbia -, os riachos que se transformam em rios “musculados” por causa do degelo dos glaciares e o substracto rico em temas que são autênticos compêndios de geologia seriam razões mais que suficientes para justificar o uso de veículos com maiores distâncias ao solo e com tracção total.

Mas os islandeses vão mais longe: rodas com pneus sobredimensionados e suspensões reforçadas e levantadas (também para os atrelados), guinchos, tomadas de ar levantadas, protecções nos motores para as passagens de rios, autocaravanas 4×4, caravanas montadas em cima de camiões, autocarros de passageiros também adaptados e por vezes com tracção 6×6 ou 8×8, enfim, tudo para o uso profissional, a segurança e o lazer.

A Islândia tem dois meses para atrair turistas, atendendo a que durante os meses de Setembro a Junho a neve e as baixas temperaturas impedem a circulação na maior parte do país. Mas fá-lo de forma exemplar.

A organização e a forma como o país é mostrado a todos os que ali se deslocam, a pé, de bicicleta, à boleia, de transporte público, alugando veículos todo o terreno, carrinhas e motos, de balão, avião e helicóptero, dormindo em hóteis de luxo ou acampando, para passear, mergulhar, escalar ou descer rápidos, é um conceito a ser importado e adaptado a todos os países africanos. Os islandeses publicitam a cinza vulcânica e orgulham-se das suas rochas, vulcões e frio!

Imagine-se que todos os países africanos conseguiam atrair turistas para ver as maravilhas das suas paisagens e culturas. Sem problemas de segurança ou sanitários. Com organização e empenho “à islandesa”…

Em todo o mundo encontro sempre uma enorme apetência e curiosidade sobre África. Mas também sempre as dúvidas: será seguro ? como posso ir ? por onde posso andar ? onde posso obter informação?

Ora, penso eu, os temas abordados pela Absolute Motors são uma grande possibilidade para reverter alguns destes receios. Que campeonatos de TT têm neste momento um momento tão bom como o que estamos a acompanhar em Angola? Em que locais do mundo se pode contactar com animais de grande porte selvagens como no Botswana ou na Zâmbia? E fazer viagens inesquecíveis em todo o terreno de moto ou automóvel? Onde se pode ter a experiência de conhecer povos e culturas diferentes, possibilitando o alargar de horizontes a crianças e adultos, tornando-nos mais inclusivos e tolerantes?

Vá à Islândia. Experimente as estradas de montanha num fabuloso todo-o-terreno local. Visite África no norte da Europa… ou, então, vá a África 🙂

Nuno Gomes
Pró-reitor da UnIA

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Nuno Gomes