CompararComparando ...

Jack Brabham, menos um campeão entre nós

Artigo
Jack Brabham, menos um campeão entre nós

A dia acordou hoje com a triste notícia que o australiano tri-campeão do mundo de Fórmula 1 Sir Jack Brabham faleceu esta noite aos 88 anos na sua casa na Austrália, vítima de doença prolongada.

Uma das lendas do mundo motorizado deixa um legado difícil de igualar pois, além de se ter sagrado por três vezes campeão do mundo de Fórmula 1,  em 1959, 1960 e 1966, fundou a sua própria equipa, a Brabham, com a qual conseguiu precisamente conquistar o seu último campeonato do mundo de pilotos em 1966. Essa vitória ainda hoje não foi igualada pois foi a única vez que um piloto se sagrou campeão com um carro e uma equipa criados por si.

jack branham2

Sir Jack Brabham retirou-se das pistas em 1970 e vendeu a sua equipa. Primeiro foi vendida ao seu colaborador Ron Tauranac e depois a Brabham viria a ser adquirida pelo actual homem fortte da Fórmula 1, Bernie Ecklestone.

O mundo motorizado perde uma das suas referências, um dos poucos pilotos tricampeões do mundo na Fórmula 1 como Jackie Stewart, Ayrton Senna, Niki Lauda e Nélson Piquet. Este último, curiosamente, foi campeão duas vezes pela equipa Brabham.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Grilo