CompararComparando ...

Lamborghini Asterion LPI 910-4 é o primeiro touro híbrido

Artigo
Lamborghini Asterion LPI 910-4 é o primeiro touro híbrido

Parece que as soluções híbridas vieram mesmo para ficar. Depois da Porsche e da Ferrari, agora é a Lamborghini a apresentar um modelo híbrido plug-in. O nome Asterion é mais um nome da mitologia grega, ao passo que as letras LP significam “longitudinale posteriore”. Ou seja, o enorme V10 está colocado em posição longitudinal traseira. A letra “I” quer dizer “ibrido”, o número 910 corresponde à potência combinada e o “4” representa a tracção integral.

O bloco V10 com 5,2 litros de capacidade debita 610 cv, entregues exclusivamente às rodas traseiras por um caixa de dupla embraiagem de sete velocidades. O eixo dianteiro é alimentado por dois motores eléctricos, havendo ainda um terceiro na caixa de velocidades. Os três juntos produzem 300 cv e são alimentados por uma bateria de lítio, colocada no túnel central.

A potência combinada do sistema híbrido chega aos 910 cv, o que origina um valor de 3,0 segundos para o exercício 0-100 km/h e um velocidade máxima de 320 km/h.

O Asterion LPI 910-4 pode atingir os 125 km/h em modo totalmente eléctrico, sendo que, nesta situação, é um automóvel com tracção exclusivamente dianteira.

Para o fim, fica o valor anunciado para o consumo combinado, que é de apenas 4,2 l/100 km. As emissões ficam-se pelas 98 g/km.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon