CompararComparando ...

Lexus Sport Yacht: iate de luxo com produção confirmada para 2019

Artigo
Lexus Sport Yacht: iate de luxo com produção confirmada para 2019

A eleição do Lexus Sport Yacht enquanto “Barco do Ano” pelo Japan International Boatshow serviu de pretexto para a divisão de luxo da Toyota a anunciar a sua intenção de passar à produção o espectacular iate de luxo inicialmente revelado apenas enquanto protótipo. A versão de produção, apesar de ter por base esse mesmo protótipo, projectado pela Toyota Marine Division, concebido pela Lexus Design e desenvolvido em conjunto com os especialistas norte-americanos da Marquis-Larson, será um pouco maior e mais confortável (comprimento estimado de 65 pés), tendo o seu lançamento comercial nos EUA marcado para o próximo ano, a que seguirá o Japão, na Primavera de 2020.

Entre as principais características do Lexus Sport Yacht, referência para a forma como o deck superior e o casco exterior se unem em torno da estrutura interna, sendo cada peça formada por um único composto maciço de resina epoxy reforçada com duas camadas de poliuretano e fibra de carbono – solução também conhecida como CFRP (plástico refoçado com fibra de carbono), há algum tempo já utilizada em automóveis de competição ou superdesportivos, como o LFA, assim como na indústria aeronáutica, em skis ou em bicicletas e veleiros de alta performance. A animar a embarcação estão dois motores 5.0-V8 da Lexus, derivados do utilizado por modelos como o RC F, o GS F ou o LC 500, cada qual produzindo mais de 440 cv de potência, o que permitirá ao Lexus Sport Yacht atingir velocidades de cruzeiro da orcdem dos 43 nós (80 km/h).

Junto ao leme, um ecrã táctil permite ao comandante monitorizar e controlar todos os sistemas de bordo, como sejam a navegação por GPS, o radar, o sonar subaquático, a iluminação e o próprio sistema de entretenimento de áudio e vídeo totalmente integrado em rede (4G, Wi-Fi e WAN) com a reprodução do som a ser assegurada por drivers de superfície Revolution Acoustics, usando o painel do tecto como transdutor, e distribuída por um amplificador digital Mark Levinson. Ao mesmo tempo, os inevitáveis serviços conectados estarão a cargo da nova plataforma de serviços de mobilidade da Lexus, permitindo a integração de smartphones, assim como a realização de diagnósticos remotos e de manutenção, entre outros.

A cabine de passageiros da proa, com capacidade para até quinze convidados, é revestida na mesma pele dos modelos Lexus e conta com pormenores em madeira e vidro, permitindo a circulação em pé e oferecendo um sofá de seis lugares uma mesa e ar condicionado, estando a galeria equipada com fogão, lavatório, frigorífico encastrado e chuveiro. Sob o convés estão instaladas luxuosas cabines.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    19 − 12 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.