CompararComparando ...

McLaren P1 GTR: Projectado para as pistas

Artigo
McLaren P1 GTR: Projectado para as pistas

Após várias imagens de antevisão, a McLaren revelou por fim as características do seu modelo de produção mais exclusivo, o P1 GTR. Baseada no já de si exclusivo e impressionante P1, esta versão GTR tem utilização reservada em exclusivo às pistas, nas quais tem sido desenvolvido ao longo dos últimos meses.

Este McLaren apenas estará ao alcance dos que aderirem ao programa P1 GTR Driver Programme que a marca vai levar a cabo e que terá início no circuito de Barcelona em meados deste ano. Em relação do P1 “normal”, o GTR (pintado com as cores que celebram o tirunfo do carro que fez história nas 24 Horas de Le Mans de 1995) apresenta algumas diferenças, como a via dianteira mais larga em 80 mm, o splitter de competição e a redução em 50 mm da altura ao solo. Além disso, as jantes de 19” surgem associadas a pneus slick da Pirelli.

Para incrementar a ligeireza deste modelo, a McLaren aplicou janelas laterais com especificação desportiva, ou seja, recorrendo ao policarbonato para as mesmas. Do lado do condutor, existe uma pequena abertura deslizável. No cômputo geral, as alterações valeram uma “dieta” de 50 kg em relação ao P1 de estrada.

Na traseira, destaque para as duplas saídas de escape (produzidas em titânio e que poupam 6,5 kg face ao componente de estrada) e para o vistoso e funcional aileron, que fica 400 mm acima da carroçaria e que, actuando em conjunto com os flaps colocados à frente das rodas dianteiras, permite uma carga de 660 kg a velocidades de 300 km/h. Esse aileron conta com o sistema DRS, que mediante o toque num botão permite a variação do ângulo de inclinação entre 0 e 32 graus.

A componente técnica não escapou: o motor V8 de 3.8 litros bi-turbo e o pequeno motor eléctrico passam a entregar uma potência conjunta de 1000 cv, sendo 800 cv provenientes do primeiro e os outros 200 cv resultantes da unidade a electrão.

A McLaren revelou também as primeiras localizações para o programa P1 Driver Programme, com os pilotos/compradores a cumprirem uma sessão inicial de testes em Silverstone, no Reino Unidos, seguindo-se depois uma sessão em Barcelona. Cada condutor será acompanhado de forma individual para melhorar o seu estilo de condução.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Junceiro