CompararComparando ...

Motor Opel 2.0 CDTi com versão náutica

Artigo
Motor Opel 2.0 CDTi com versão náutica

O motor turbodiesel 2.0 CDTi utilizado por modelos como o Insignia, o Zafira ou o Cascada derivou numa variante destinada a uma utilização náutica. Na sua aplicação enquanto motor fora-de-bordo, esta unidade passa a chamar-se OXE Diesel, oferecendo 200 cv/4100 rpm e 400 Nm/2500 rpm.

Entre os trunfos deste motor contam-se o baixo ruído de funcionamento, a fiabilidade e a reduzida manutenção, requerendo inspecções apenas a cada 200 horas de trabalho, e uma revisão profunda ao fim de 2000 horas de funcionamento. Atributo do OXE Diesel é, ainda, o consumo: cerca de 43 litros/hora, menos 42% do que o que gastaria um motor equivalente a dois tempos.

A empresa sueca Cimco Marine AB realizou, durante três anos, testes a vários motores Diesel do sector automóvel, até de decidir pelo motor da Opel para emparelhar com o seu sistema de transmissão patenteado – com a decisão a assentar, fundamentalmente, no factor robustez. A Cimco procedeu a algumas adaptações do motor para utilização em condições difíceis no mar (novo sistema de lubrificação por cárter seco, introdução de um sistema de arrefecimento em circuito fechado, tendo cabido à Opel a introdução de uma gestão electrónica específica, completamente recalibrada.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

4 + 5 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.