CompararComparando ...

Nettuno: Maserati MC20 com motor 3.0-V6 de 630 cv inspirado na F1

Artigo
Nettuno: Maserati MC20 com motor 3.0-V6 de 630 cv inspirado na F1

Baptizado como MC20, o novo superdesportivo da Maserati tem apresentação oficial marcada para 9 e 10 de Setembro, no evento “MMXX: The time to be audacious”, que assinala o início de uma nova era para a marca do Tridente, e no qual serão reveladas outras importantes novidades. Não obstante, o construtor de Modena decidiu dar já a conhecer o motor que animará o modelo que também assinalará o seu regresso à competição, uma unidade motriz que promete trazer para a estrada tecnologia originalmente desenvolvida para a Fórmula 1, e que até teve direito a receber o seu próprio nome: Nettuno (ou não fosse o deus romano do mar figura intimamente ligada à história do fabricante transalpino, sendo seu o tridente que lhe serve de símbolo, também pela ligação que a mítica figura tem com Bolonha, cidade onde a Maserati foi originalmente fundada).

Concebido, desenvolvido e produzido pela própria Maserati, o que não sucedida há mais de duas décadas, o novo V6 a 90° promete constituir uma revolução, com a casa italiana a anunciar que várias soluções no mesmo aplicadas estão já protegidas por patentes internacionais. Com um diâmetro de 82,0 mm, um curso de 88,0 mm e uma taxa de compressão de 11,0:1, conta com lubrificação por cárter seco, dois turbocompressores e distribuição variável, disponibilizando 630 cv de potência às 7500 Nm, para uma potência específica de 210 cv/l, assim como um binário máximo de 730 Nm, constante entrea as 3000-5500 rpm – sendo o regima máximo de funcionamento de 8000 rpm.

Segundo a Maserati, são três os atributos fundamentais do Nettuno. O mais importante, a pré-câmara de combustão com duas velas de ignição, solução desenvolvida para a Fórmula 1, e pela primeira vez diaponível num motor destinado a um automóvel de estrada: posicionada entre o elétrodo central e a câmara de combustão tradicional, está ligada a esta última através de uma séries de orifícios especialmente concebidos para o efeito, e com uma geometria particularmente estudada. Ao mesmo tempo, uma vela de ignição lateral tradicional funciona como apoio, para garantir uma combustão constante quando o motor está a funcionar a um nível em que não é necessário o recurso à pré-câmara; ao passo que o sistema de injecção dupla (directa a 350 bar, e indirecta a bar) tem por missão reduzir o ruído a baixo regime, baixar as emissões e melhorar o eficiência de combustível.

Bastante compacto (1000 mm de algura, 650 mm de altura e 600 mm de comprimento), e com um peso inferior a 220 kg, o Nettuno fará a sua estreia no MC20 no próximo Outono. Mas a Maserati garante, desde já, que o novo motor também será aplicado no futuro a outros modelos da sua oferta.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon