CompararComparando ...

Nissan promete condução autónoma para 2016

Artigo
Nissan promete condução autónoma para 2016

Carlos Ghosn, presidente da Nissan, anunciou hoje que a marca nipónica está a apostar forte na tecnologia de automatização, de forma a conseguir criar sistemas de condução autónoma.

Segundo o responsável máximo da Nissan, o objectivo é criar sistemas capazes de ajudar os condutores nas tarefas de condução mais corriqueiras, mas sendo sempre este a manter o controlo do volante. O primeiro passo será dado antes do final de 2016, com lançamento de um sistema que permite uma condução autónoma numa auto-estrada congestionada e um outro sistema de estacionamento completamente automático.

2018 marcará o aparecimento da tecnologia capaz de levar os automóveis a mudar de faixa e direcção de forma completamente automática. Em 2020, surgirá um sistema que permitirá que os automóveis atravessem cruzamentos, de forma completamente segura, sem a intervenção do condutor.

Ghosn defende que haverá quatro alterações a acelerar o processo de avanço dos sistemas de condução autónoma, o lançamento de mais automóveis com emissões zero, como o Leaf, e o acréscimo de tecnologia a bordo. Disse ele que as metrópoles serão cada vez maiores, o que obrigará ao surgimento de tecnologias que evitem os congestionamentos de trânsito, que melhorem a gestão mesmo e que reduzam as emissões de partículas. O aumento das comunicações a bordo será responsável por responder às expectativas da geração digital. O presidente da Nissan defende que os  seus automóveis deverão estar conectados a qualquer smartphone ou tablet, que esta geração utiliza a qualquer hora.

Por outro lado, será necessário eliminar o salto geracional, através da condução autónoma, capaz de apelar a uma clientela mais velha, que agradecerá o acréscimo de segurança e facilidade de condução. No final, surge a necessidade de responder a todos os géneros, reconhecendo o papel cada vez mais importante das mulheres na compra e gestão do automóvel.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon