CompararComparando ...

Nova Audi RS 6 Avant com 600 cv e 800 Nm. À venda no final do ano

Artigo
Nova Audi RS 6 Avant com 600 cv e 800 Nm. À venda no final do ano

 

Está pronta a nova Audi RS 6 Avant, no ano em que se comemoram 25 anos sobre a criação da divisão RS da marca dos quatro anéis, e também sobre o lançamento da “mítica” RS 2, então concebida em colaboração com a Porsche. Na sua mais recente encarnação, disponível no mercado no final do ano, a poderosa carrinha germânica apenas herda do modelo convencional as portas dianteiras, o tejadilho e o portão traseiro, tendo os restantes componentes exteriores sido especificamente concebidos para o efeito pela RS. Desde logo, destaque para a largura aumentada em 40 mm, para os guarda-lamas alargados e para as rodas de 21” propostas de série, revestidas por pneus de medida 275/35 (22” com pneus 285/30 em opção).

A distingui-la, visualmente, a nova RS 6 Avant conta, ainda, na frente, com o capot com secção central elevada, as ópticas dianteiras por LED oriundas do A7 (por matriz de laser em opção), a grelha frontal do tipo favo de abelha de efeito tridimensional e acabamento em preto brilhante, entre outros elementos. Na secção posterior, menção para o deflector montado no topo do portão traseiro, para o pára-choques específico com difusor integrado e para as ponteiras de escape ovais cromadas (opcionalmente, está disponível um sistema de escape desportivo com ponteiras pretas).

A animar a nova RS 6 Avant está o motor 4.0-V8 TFSI biturbo, com sistema eléctrico de 48 Volt, 600 cv de potência e 800 Nm de binário máximo, constante entre as 2050-4500 rpm, capaz de permitir a esta “super-carrinha” cumprir os 0-100 km/h em apenas 3,6 segundos, e os 0-200 km/h em 12,0 segundos. A velocidade máxima está electronicamente limitada a 250 km/h, podendo atingir 280 km/h com o opcional dynamic package, ou mesmo 305 km/h com o também opcional dynamic package plus.

Para aumentar a eficiência de combustível, esta unidade motriz conta, desde logo, com um sistema mild hybrid assente num alternador/motor de arranque integrado, que, a velocidades entre 55-160 km/h, permite recuperar até 12 kW de energia em desaceleração (armazenada num bateria de iões de lítio própria para o efeito), ou manter o motor desligado até um máximo de 40 segundos – sendo uma destas opções eleita em função do modo de condução escolhido pelo condutor a cada momento. Ao mesmo tempo, o propulsor conta, igualmente, com um sistema de desactivação de cilindros que, a baixa e média velocidade, desliga quatro dos dois cilindros nas relações de caixa mais altas, por forma a reduzir o consumo.

A transmissão está cargo de uma caixa automática tiptronic com função Launch Control e do sistema de trqcção integral permanente quattro, com uma repartição estática de 40/60 pelos dois eixos, podendo chegar a um máximo de 70% para o dianteiro, e de 85% para o traseiro, em função das exigências do momento. Dos opcinais pacotes dynamic e dynamic plus faz parte o diferencial traseiro autoblocante desportivo, reponsável pela gestão da repartição do binário entre as rodas posteriores.

Quanto à suspensão, com cinco braços nas quatro rodas, dispõe, de série, de amortecimento pneumático com calibragem específica, tendo sido rebaixada 20 mm face à das restantes A6 Avant, mas baixando 10 mm adicionais a partir dos 120 km/h. Opcionalmente está disponível a suspensão desportiva DRC com controlo dinâmico do amortecimento, com molas de aço e amortecedores ajustáveis de triplo estágio, para um desempenho em curva ainda mais apurado. Também opcional, integrado nos pacotes dynamic e dynamic plus, é o sistema de direcção às quatro rodas; o mesmo acontecendo com os travões carbocerâmicos com 440 mm de diâmetro na frente, e 370 mm atrás (34 kg mais leves do que os de série, em aço, com 420mm na frente e 370 mm atrás).

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.