CompararComparando ...

Novo Abarth 695 Esseesse: 1390 exemplares só para apreciadores

Artigo
Novo Abarth 695 Esseesse: 1390 exemplares só para apreciadores

Produção limitada a 1390 unidades do novo Abarth 695 Esseesse, a mais evoluída e veloz variante de sempre da família, sendo metade da produção disponibilizada na cor “Preto Scorpione” , e a outra metade em “Cinzento Campovolo”. A inspiração proveio do reputado modelo de 1964 com o mesmo nome, conhecido como “Cinquino” e preparado por Carlos Abarth: com cilindrada aumentada para 690 ccm3 e 38 cv, capazes de o levar até aos 140 km/h, foi pensado para utilização uma quotidiana enquanto citadino desportivo, do mesmo tendo sido produzidas apenas 1000 unidades.

Já a concepção do novo 695 Esseesse teve como objetivo melhorar tanto as performances como o comportamento dinâmico, para o que o modelo começou por receber um capot em alumínio de dupla curvatura 25% mais leve do que o utilizado nas outras versões do modelo, assim como um sistema de escape Akrapovič com ponteiras em titânio – evoluções que, em conjunto com outras intervenções específicas, reduz em 10 kg o peso total, face ao 595 Competizione, além de garantir uma mais correcta distribuição do mesmo. Destaque imprescindível, também, para o deflector traseiro “Spoiler ad Assetto Variabile”, regulável entre 0-60° de inclinação, e o qual, na sua posição mais elevada, a 200 km/h, garante um aumento da downforce de até 42 kg.

Além de lhe garantirem uma inequívoca diferenciação estilísticas, estes elementos ajudam a fazer do Abarth 695 Esseesse a mais veloz versão de sempre da família. Proposto apenas na versão berlina, e animado pelo motor 1.4 T-jet, com 180 cv e 250 Nm (caixa manual de série, caixa pilotada com patiçha no volante em opção), anuncia 225 km/h de velocidade máxima (com o deflector traseiro na posição de 0°) e apenas 6,7 segundos nos 0-100 km/h. As suspensões contam com amortecedores Koni em ambos os eixos; o sistema de travagem recorre a pinças dianteiras Brembo de quatro pistões pintadas de vermelho, e a discos ventilados nas quatro rodas, com um diâmetro de 305 mm na frente, e de 240 mm atrás.

A par de tudo isto, e visualmente, o 695 Esseesse distingue-se, no exterior, pelos pormenores em branco (spoiler dianteiro, caixas dos espelhos e autocolantes laterais); jantes de 17” pintadas de branco com centro vermelho; logótipo 695 na lateral; e emblema 695 Esseesse na traseira. No habitáculo, menção para os bancos Sabelt com costuras a condizer com a cor da carroçaria, inscrição “One of 695” nos encostos de cabeça e, pela primeira vez, numeração especifica (reforçando a exclusividade e a vertente coleccionista do veículo);  para os cintos de segurança vermelhos; para a estrutura traseira branca; para a aplicação em Alcantara no tablier, com inscrição 695 Esseesse recortada a laser no canto inferior direito; e para as inserçõs em fibra de carbono na alavanca de comando da caixa de velocidades, nos pedais e no volante.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.