CompararComparando ...

Novo DS Aero Sport Lounge: protótipo eléctrico com 680 cv

Artigo
Novo DS Aero Sport Lounge: protótipo eléctrico com 680 cv

Aero Sport Lounge foi o nome escolhido pela DS Automobiles para baptizar o protótipo que vai apresentar-se pela primeira vez em público no Salão de Genebra. Uma criação que pretende combinar facilidade de condução com um conforto de topo, com uma extrema eficiência aerodinâmica e técnica e com um estilo inconfundível.

Com cerca de cinco metros de comprimento, e um tejadilho acentuadamente mergulhante em direcção à traseira, no Aero Sport Lounge destacam-se ainda, no plano estilístico, as jantes de 23”, o perfil dominado pela iluminação da assinatura E-Tense, e os faróis integralmente por LED que antecipam a futura assinatura aluminosa da marca. Já a mecânica recorrer a tecnologia gerdada da Fórmula E, mormente o motor elétrico com 680 cv, alimentada por uma bateria com 110 kWh de capacidade da nova geração, colocada sob piso, para uma autonomia superior a 650 km e uma aceleração 0-100 km/h cumprida em apenas 2,8 segundos.

O interior é outro dos atributos de relevo deste protótipo, em que os ecrãs dão lugar a duas lâminas de generosas dimensões colocadas defronte dos ocupantes, criando uma forma aérea, sendo a parte inferior, revestida a algodão acetinado, utilizada para projectar na superior informações ou conteúdos de infoentretnimento. Os espelhos retrovisores exteriores são substituídos por camaras; existe um ecrã individual para cada passageiro traseiro; os elementos necessários à condução são projectados directamente no pára-brisas, em formato de realidade aumentada; e o apoio central de braços é capaz de interpreta e responder a cada movimento da mão, graças a parceria estabelecida com a start-up norte-americana Ultraleap, que forneceu a tecnologia que combina as funções de Leap Motion e Ultrahaptics, ou seja, em que a mão comanda por gestos e recebe uma resposta sensorial.

Preocupação fundamental da marca de luxo da PSA foi, também, a sustentabilidade, pelo que a lâmina do painel de bordo e as costas dos bancos são concebidos com entalhes em palha artesanal, ao paso que os bancos, de forma alongada, são adornados com algodão acetinado, aplicado em torno de uma tecnologia de espuma de alta densidade. Já nas portas é utilizado um tecido técnico trançado em microfibra, que incorpora uma infinidade de fios transparentes, acrescentando luz ambiente ao habitáculo – sendo esta tecelagem única executada por um artesão.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon