CompararComparando ...

Novo Honda NSX junta-se à “guerra” dos superdesportivos

Artigo
Novo Honda NSX junta-se à “guerra” dos superdesportivos

A Honda revelou finalmente a versão de produção do novo NSX, acrónimo para New Sports eXperience, com o qual pretende imiscuir-se na “guerra” dos superdesportivos de altas performances.

Passaram-se 25 anos desde a estreia da primeira geração do NSX, um modelo que se tornou de culto pelas suas prestações desportivas extraordinárias, mas sobretudo pelo seu comportamento dinâmico, que colocou Ferrari e Porsche em sentido. Além disso, claro, o facto de ter contado com uma “mão” de Ayrton Senna no seu desenvolvimento, algo que não passa ao lado da história do NSX original e do imaginário dos adeptos dos automóveis.

Em Detroit, após muita expectativa, foi revelada então a nova geração do NSX, com desenvolvimento nos Estados Unidos da América (EUA). A Acura vai começar a receber encomendas deste novo modelo, durante o próximo Verão, com as entregas previstas para o final do ano.

Tecnologia híbrida em força

Em destaque está a motorização V6 DOHC a 75 graus com dois turbos acoplado a caixa de dupla embraiagem (DCT) de 9 velocidades, a que se junta um sistema híbrido desportivo de três motores eléctricos – tudo integrado numa carroçaria multimaterial ultra-rígida e de peso reduzido (recorrendo a fibra de carbono, entre outros materiais). De acordo com a Honda, a optimização do centro de gravidade resulta naquele que será o valor mais baixo da classe.

A próxima geração do NSX foi criada de raiz, resultado de quase três anos de intenso desenvolvimento por uma equipa global de design e engenharia liderada por engenheiros do centro de desenvolvimento da empresa localizado em Raymond, Ohio.

Para acomodar o novo motor V6 de duplo turbo e a transmissão DCT de 9 velocidades, as dimensões do veículo de produção são mais compridas (+76,2 mm) e largas (+25,4 mm), numa disposição em que o habitáculo está um pouco mais avançado, em comparação com as proporções do Protótipo do NSX apresentado em 2012.

Cockpit moderno

O interior do NSX apresenta características de boa visibilidade para a frente, com comandos simples e intuitivos e ergonomia pensada para ser a “melhor da classe”. O painel de instrumentos do NSX possui mostrador dinâmico TFT e responde às alterações do condutor sobre o Sistema Integrado Dinâmico, com os correspondentes gráficos e demais informações. Interligado por baixo do painel do tablier, em pele trabalhada à mão, está uma estrutura intermédia exposta – um membro funcional e estrutural do chassis que reflecte a estética de design de uma moto naked desportiva.

O novo NSX simboliza as duas décadas de experiência com tecnologias de vectorização dinâmica de binário líderes da indústria, incluindo o Sistema de Tracção Integral “SuperHandling – All Wheel Drive” (SH-AWD). O novo motor é um V6 a 75 graus, de montagem em posição central no chassis, com cabeça DOHC e dois turbo, acoplado a uma transmissão DCT de 9 velocidades desenvolvida pela Honda.

O motor eléctrico traseiro, alojado entre o motor e a transmissão, auxilia as acelerações, a travagem e a transmissão na realização das mudanças. As rodas dianteiras do NSX são accionadas por dois motores eléctricos independentes de elevada potência, oferecendo respostas instantâneas de binário distribuindo-o de forma dinâmica entre a esquerda e a direita.

O NSX usa, tanto atrás como à frente, suspensões de alumínio totalmente independentes e pneus ContiSportContact nas medidas 245/35Z R19 à frente e 295/30Z R20 atrás. A travagem é naturalmente potente e de confiança, graças às pinças monobloco de 6 êmbolos à frente e de 4 êmbolos atrás, que actuam em discos de carbono-cerâmicos de elevada performance.

O Sistema de Assistência à Condução Ágil (AHA – Agile Handling Assist) recorre à aplicação subtil de travagem para realçar ainda mais as respostas da carroçaria, em termos de sobre e subviragem (yaw), oferecendo uma fantástica estabilidade dinâmica. O Sistema Integrado de Dinâmica do NSX, accionado por botão de comando, oferece os seguintes modos: Quiet (Calmo), Sport (Desportivo), Sport+ (Desportivo+) e Track (Pista): este sistema ajusta as respostas do motor de combustão, dos motores eléctricos, da transmissão e do chassis, bem como o nível de sonoridade do motor de combustão, com base nas necessidades do condutor e do ambiente de condução. O modo Quiet permite conduzir o carro apenas em modo eléctrico e a baixa velocidade, por períodos curtos de tempo. O NSX também possui uma função “Launch” (modo de arranque), em que o motor de combustão e os dois motores eléctricos trabalham em conjunto.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Junceiro