CompararComparando ...

Novo Hyundai Bayon revelado

Artigo
Novo Hyundai Bayon revelado

Eis, enfim, o novo Bayon, o SUV da Hyundai destinado ao segmento B e, como tal, o seu mais pequeno modelo do género. O seu nome inspira-se, como vem sendo habitual na marca sul-coreana nestes casos, numa localidade especialmente procurada para o gozo de férias (no caso Baiona, capital do País Basco francês), e trata-se de um modelo especificamente concebido na e para a Europa, prometendo conjugar dimensões compactas com um interior espaçoso e uma forte aposta na tecnologia, em termos de segurança como de conectividade.

Não obstante ter por base a plataforma do novo i20, o Bayon dificilmente pode considerar-se como aparentado com o seu “primo” utilitário no plano estilístico, antes evocando propostas como o renovado Kauai ou o novo Tucson. Com 4180 mm de comprimento, 1775 mm de largura, 1490 mm de altura e uma distância entre eixos de 2580 mm, para uma altura ao solo de 183 mm, o seu visual exterior assenta na nova linguagem de design do seu construtor, denominada Sensuous Sportiness, demarcando-se claramente dos seus rivais na classe.

Neste ponto, destaque, na frente, para a grelha de generosas dimensões e para os grupos ópticos divididos em três partes; e, na traseira, para os farolins em forma de flecha, unidos por uma linha horizontal. As jantes são em liga leve, de 16” ou 17”, e várias das nove cores exteriores são possíveis de combinar com o tejadilho em preto, para criar uma pintura bicolor.

Por oposição, o interior, que promete oferecer um amplo espaço para passageiros e bagagens (mala com 411 litros de capacidade), e conta com iluminação ambiente por LED, parece decalcado do i20. Em destaque, o painel de instrumentos totalmente digital de 10,25”, e o sistema de infoentretenimento, cujo ecrã táctil é de 8” na versão mais acessível, e de 10,25” na mais evoluída – em ambos oferecendo ligações Apple Carplay e Android Auto sem fios. Outros atributos a ter em conta, os serviços conectados Hyundai Bluelink de última geração, assim como o sistema de carregamento por indução para smartphones.

Já o pacote de sistemas de assistência à condução Hyundai SmartSense promete ser um dos mais completos do segmento. Aqui se incluindo soluções como travagem autónoma de emergência com alerta de colisão frontal, detecção de peões e ciclistas, e a nova função de assistência em cruzamentos; cruise control adaptativo baseado na navegação; assistente activo à manutenção na faixa de rodagem; alerta de atenção do condutor;  assistente de máximos; alerta de ocupante do banco traseiro; sistema de monitorização do ângulo morto; alerta de tráfego cruzado pela traseira; sistema de leitura de sinais de trânsito com assistente activo de velocidade máximo; e alerta de arranque do veículo da frente.

Quanto à gama de motores, é, basicamente, a mesma do novo i20, e apenas composta por unidades a gasolina, restando saber quais das mesmas chegarão a Portugal, e quando estará o modelo disponível no mercado nacional. Na base da oferta estará o quatro cilindros atmosférico de 1,2 litros e 84 cv, o qual é complementado pelo três cilindros turbocomprimido 1.0 T-GDi, disponibilizado em três derivações, uma com sistema eléctrico convencional (100 cv), as outras duas com sistema eléctrico de 48 Volt (100 cv ou 120 cv), todas contando com selector de modos de condução, com as opões Eco, Normal e Sport.

A caixa é manual de cinco velocidades na versão 1.2 MPi, e manual de seis relações na versão de 100 cv com sistema eléctrico tradicional. As variantes de 48 Volt dispõem de caixa manual “inteligente” de seis velocidades iMT de série, e de caixa pilotada de dupla embraiagem e sete velocidades em opção. Exclusivo do mais dotado dos Bayon, e proposto de série com ambas as opções de transmissão, é o sistema Rev Matching, destinado a sincronizar automaticamente, nas reduções, o regime do motor com a velocidade de rotação da caixa.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.