CompararComparando ...

Novo Hyundai Kauai N confirmado com 280 cv

Artigo
Novo Hyundai Kauai N confirmado com 280 cv

Acabam de ser reveladas pela Hyundai mais algumas das principais características do novo Kauai N (saiba mais aqui), a versão mais aguerrida da mais recente geração do seu SUV compacto, e a primeira com esta configuração de carroçaria a ser desenvolvida pela divisão desportiva do construtor sul-coreano. Desta feita, a marca de Seul centrou-se o grupo motopropulsor, começando por adiantar que o modelo montará um motor 2.0 T-GDi com 280 cv de potência, ou seja, mais 5 cv do que o oferecido pelas versões mais aguerridas da pretérita geração do seu familiar compacto, o i30 N Performance e o i30 Fastback N Performance – pelo que não será de admirar que, nas suas novas gerações, também estas venham a conhecer um aumento de potência.

Outro elemento que a Hyundai decidiu destacar na nova derivação desportiva do Kauai é a caixa automática de dupla embraiagem e oito velocidades N DCT. Estreada no Veloster N, trata-se de uma versão melhorada da conhecida 8DCT, que começa por distinguir-se por contar com relações de transmissão exclusivas, por garantir trocas de mudança mais rápidas e por dispor de uma função, activável pelo condutor, que permite que o veículo não inicie automaticamente a marcha quando selecionada a posição D e o pedal do travão é libertado.

Mas, não obstante poder ser comandada manualmente em sequência, através das patilhas no volante, ou do próprio selector, a grande novidade apresentada pela nova caixa N DCT são as suas três funções exclusivas,d destinadas a uma condução de alo desmepenho: N Power Shift (NPS), N Grin Shift (NGS) e N Track Sense Shift (NTS).  A NPS é activada quando, em aceleração, o pedal do acelerador supera 90% do respectivo curso, por forma a mitigar a redução do binário nas trocas de mudanças mais altas. Já a NGS potencia o desempenho do motor e da transmissão durante 20 segundos, para garantir a máxima aceleração, tanto nos arranques como nas reprises (nomeadamente, numa ultrapassagem), selecionando directamente a relação mais adequada – para activar esta função, é necessário pressionar um botão no volante e respeitar a contagem decrescente de alguns segundos, devendo os condutores esperar, pelo menos, 40 segundos antes de voltar a a utilizá-la. Por fim, a função NTS optimiza a transmissão para uma condução em pista, seleccionando automaticamente a relação de caixa e o tempo ideal para a troca de mudança de velocidade em condições de condução desportiva.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

17 + 13 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.