CompararComparando ...

Novo Maserati Ghibli Hybrid: primeiro electrificado chega em Setembro

Artigo
Novo Maserati Ghibli Hybrid: primeiro electrificado chega em Setembro

Eis o novo Ghibli Hybrid, o primeiro modelo electrificado da história da Maserati. Com lançamento no mercado agendado para Setembro, assinala o início de uma nova era para a marca do Tridente, tendo em conta que, a partir de agora, todos os seus novos modelos enveredarão por este caminho: propondo motorizações com diferentes graus de hibridização, ou mesmo totalmente eléctricas, como acontecerá com os GranTurismo e GranCabrio da nova geração, agendados para 2021.

No caso em apreço, a solução adoptada é mais simples, já que o novo Ghibli Hybrid é um híbrido mild hybrid, com a vertente eléctrica do seu grupo motopropulsor a ser garantida por uma bateria específica e um alternador a 48 Volt, e por um gerador capaz de auxiliar, em situações específicas, o motor térmico a cumprir a sua função – um quatro cilindros em linha de 1998 cc, com injecção directa de gasolina e turbocompressor, ao qual está acoplada uma caixa automática ZF de oito relações. Aliás, a própria casa de Modena assume que a solução aplicada visou, em primeiro lugar, a performance, embora também permita reduzir consumos e emissões.

Com 1878 kg, ou seja, sendo cerca de 80 kg mais leve do que o Ghibli Diesel, o Ghibli Hybrid oferece 330 cv de potência e um binário máximo de 450 Nm, disponível logo a partir das 1500 rpm, o que lhe permite alcançar uma velocidade máxima de 255 km/h e cumprir os 0-100 km/h em 5,7 segundos – sendo o consumo combinado anunciado de 8,5-9,6 l/100 km segundo a norma WLTP, para emissões de CO2 de 192-216 g/km . Promessa da Maserati é, também, de que esta unidade motriz, graças ao sistema de escape optimizado, oferecerá uma sonoridade capaz de honrar os seus pergaminhos neste particular

Visualmente, distinguem o Ghibli Hybrid os diversos apontamentos em azul (a cor eleita pela Maserati para identificar os seus modelos híbridos) aplicados na carroçaria, mormente nas três emblemáticas tomadas de ar laterais, nas pinças de travão e no raio da oval que envolve o Tridente, como é da tradição, montada no pilar traseiro. Ainda a ter em conta, a nova grelha frontal, com barras redesenhadas para representar um diapasãoe os farolins traseiros totalmente redesenhados, com um perfil ao estilo de um boomerang, evocativo do 3200 GT e do protótipo Alfieri.

O mesmo tom de azul pode ser encontrado no habitáculo, nomeadamente nas costuras contrastantes dos bancos. Ainda no interior, merecem destaque o novo sistema de infoentretenimento de última geração, com assistente pessoal Maserati Intelligent Assistant (de base Android Automotive) e ecrã de 10,1” com um novo grafismo, mais intuitivo; o novo painel de instrumentos digital; e a estreia da funcionalidade Maserati Connect, que permite estabelecer ligação remota ao automóvel.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

4 × 5 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.