CompararComparando ...

Novo Mini Cooper SE: 100% eléctrico com 270 km de autonomia

Artigo
Novo Mini Cooper SE: 100% eléctrico com 270 km de autonomia

Foi, finalmente, revelado o novo Mini Cooper SE, o primeiro modelo de propulsão exclusivamente eléctrica da marca britânica, pertença do Grupo BMW. Animado por um motor com 184 cv e 270 Nm, anuncia 7,3 segundos nos 0-100 km/h, e uma velocidade máxima electronicamente limitada a 150 km/h.

A bateria de iões de lítio em forma de “T” está colocada no piso do veículo, entre os bancos dianteiros e sob o banco traseiro, garantindo que o Cooper SE oferece a mesma habitabilidade e a mesma capacidade da mala (a variar entre 211-731 litros) que qualquer outro Mini de três portas animado por motor de combustão. Também assegura um baixo centro de gravidade, mesmo que o Coopers SE, com 1365 kg, seja 145 kg mais pesado que o Cooper S de três portas equipado com caixa automática Steptronic, e tenha uma altura ao solo 18 mm superior, para proteger a bateria dos impactos com o solo.

Com 32,6 kWh de capacidade, esta bateria garante uma autonomia máxima que varia entre 235-270 km, podendo ser recarregada, em corrente alternada, numa tomada de corrente doméstica, numa Wallbox ou em postos da rede pública (até um máximo de 11 kW, demorando 2h30m a recuperar 80% da carga, ou 3h30m para efectuar uma recarga completa); ou em carregadores rápidos de corrente contínua (máximo de 50 kW, que permite repor 80% da carga em 35 min).  A tomada de carregamento está situada no mesmo local onde, nos Mini com motor térmico, se encontra o bocal do depósito de combustível.

Mantendo a tracção dianteira, e a arquitectura da suspensão, o Mini Cooper SE recebeu uma afinação específica dos elementos elásticos, assim como um controlo de estabilidade exclusivo, que muito contribuirá para um desempenho dinâmico digno dos pergaminhos da marca, mormente em termos de agilidade. Ao seu dispor o condutor tem quatro modos de condução (Mid, Sport, Green e Green+) e dois níveis de intensidade da recuperação da energia de travagem.

Visualmente, o modelo distingue-se pelo logótipo Electric colocado nas laterais, na secção dianteira e no portão traseiro; pela grelha específica; pela barra decorativa em amarelo na grelha frontal e nas caixas dos espelhos; e palas jantes de 16” ou 17# de desenho exclusivo. No habitáculo marcam presença de destaque o painel de instrumentos digital de 5,5” e um equipamento de série que inclui, entre outros, faróis por LED, ar condicionado automático bizona, aquecimento auxiliar, travão de estacionamento eléctrico, navegação conectada e sistema acústico de alerta e protecção dos peões.\

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
100%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

20 − 10 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.