CompararComparando ...

Novo Nissan Leaf já é oficial. Lançamento em Janeiro

Artigo
Novo Nissan Leaf já é oficial. Lançamento em Janeiro

A Nissan acaba de revelar a muito esperada segunda geração do Nissan Leaf. À venda em Janeiro de 2018, é anunciado como o mais avançado automóvel eléctrico de grande produção do planeta, e o primeiro modelo da marca vendido na Europa a integrar os seus mais evoluídos dispositivos de condução autónoma.

Face ao modelo original, que vendeu mais de 283 mil unidades desde 2010, assim se tornando no automóvel eléctrico mais popular do planeta, o novo Leaf mede 4480 mm de comprimento, 1790 mm de largura e 1535 mm de altura, para uma distância entre eixos de 2700 mm, começando por se destacar pela sua aparência exterior e interior completamente renovada. Inspiradas nas do protótipo IDS, revelado no Salão de Tóquio de 2015, as linhas exteriores têm, desde logo, o condão de conferir ao Leaf uma aparência bem mais consensual do que a do seu antecessor, destacando-se aqui elementos como a nova grelha V-Motion em azul ou as esguias ópticas exteriores em formato de boomerang. De igual modo, o Cx de 0,28 prova a sua eficácia aerodinâmica.

O habitáculo também foi totalmente reformulado, prometendo a Nissan que conta com materiais e acabamentos de superior qualidade, além de oferecer costuras azuis nos bancos, tablier e volante, bem como um novo ecrã a cores de 7”, cujo grafismo reformulado permite aceder mais facilmente às respectivas funções. Quando equipado com sistema de navegação, o sistema de infoentretenimento passa a dispor das ligações Appple CarPlay e Android Auto.

Também no domínio tecnológico o novo Leaf marca bem a diferença para o seu antecessor, mormente através do motor e-powertrain, mais potente e eficiente, o mesmo acontecendo com o pack de baterias de iões de lítio de 40 kWh, passível de recarregar em 16 horas numa ligação de 3 kW, iu em 8 horas numa tomada de 6 kW, repondo 80% da respectiva carga em 40 minutos num posto de carregamento rápido. A potência passou para 150 cv e o binário para 320 Nm, a velocidade máxima é de 144 km/h e a autonomia no ciclo NEDC passa a ser de 378 km – tendo sido já anunciada a chegada de uma variante mais potente e com bateria de maior capacidade para o final do próximo ano.

Ao mesmo tempo, o novo Leaf introduz três novas tecnologias destinadas a tornar mais convincente a experiência de condução: o sistema de condução semi-autónoma ProPilot, para utilização em auto-estrada; o  sistema ProPilot Park, que assegura o estacionamento autónomo do veículo; e o e-pedal, o pedal de acelerador que permite acelerar, desacelerar e até travar mediante a modulação da pressão sobre o mesmo exercida. Isto porque, quando totalmente libertado, a travagem regenerativa e os travões são automaticamente activados, levando o veículo a imobilizar-se de forma progressiva, dispensando o recurso aos pedal de travão em boa parte das situações de condução.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon