CompararComparando ...

Opel Corsa OPC com estreia marcada para o Salão de Genebra

Artigo
Opel Corsa OPC com estreia marcada para o Salão de Genebra

O próximo Salão do Genebra será palco da apresentação da nova geração do Opel Corsa OPC, utilitário desportivo que recorre a motor 1.6 Ecotec turbo com 207 cv de potência.

Mantendo a tradição OPC, este Corsa mais potente possui traços que acentuam o seu carácter dinâmico. A secção dianteira tem entradas de ar de maiores dimensões, nomeadamente as aberturas abaixo dos faróis, semelhantes às do Astra OPC. Atrás, o ‘spoiler poderá assumir dois formatos à escolha, sendo que de série, este Corsa oferece uma versão mais discreta. Como opcional, está disponível um elemento de maiores dimensões que reforça a carga aerodinâmica no eixo traseiro. O escape tem assinatura da especialista Remus, o que é evidenciado pela dupla saída e pelo inconfundível ruído que é produzido assim que o acelerador é pressionado.

No habitáculo sobressaem os bancos tipo ‘bacquet’ da Recaro, o volante com base plana, o punho da alavanca da caixa de velocidades, os pedais e a instrumentação com desenho OPC. A mais recente geração IntelliLink, que permite a integração de aplicações de dispositivos móveis Android e Apple iOS, está igualmente incluída no equipamento de série.

Quanto à vertente técnica, o Opel Corsa OPC conta com motor de 1.6 litros sobrealimentado, capaz de debitar 207 cv e até 280 Nm de binário máximo (245 Nm entre as 1900 e as 5800 rpm, a que acrescem 35 Nm adicionais na função “overbbost”). A potência é transmitida às rodas dianteiras através de uma caixa manual de seis velocidades. O Corsa OPC cumpre a aceleração dos 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, alcançando 230 km/h de velocidade máxima. Por outro lado, o consumo médio é de 7,5 l/100 km, a que correspondem emissões de CO2 de 174 g/km.

Suspensão com Amortecimento de Frequência Seletiva

No desenvolvimento da suspensão do novo Corsa OPC os engenheiros da Opel estabeleceram uma equipa com os especialistas da Koni. Dessa parceria resultou uma uma tecnologia de amortecimento de frequência seletiva (FSD), a qual permite que as forças de amortecimento se adaptem à frequência do trabalho da suspensão.

A suspensão do Corsa OPC recebe também novas molas que reduzem a altura ao solo em 10 mm, ao passo que o chassis foi trabalhado para oferecer respostas mais dinâmicas. No capítulo das ajudas electrónicas, nota para o ‘Modo Competição’, no qual o controlo de tração é desligado e o ESP intervém mais tarde. Registe-se que ambos ESP e TC podem ser completamente desligados pelo condutor. A travagem está a cargo de quatro discos, com os dianteiros, ventilados, a assumirem diâmetro de 308 mm. E os pneus Michelin 215/45 montados em jantes de liga leve de 17 polegadas são de série.

‘Pack Performance’ eleva o patamar da dinâmica

A Opel disponibiliza para o novo Corsa OPC um conjunto de equipamento que eleva o desempenho dinâmico: a transmissão passa a contar com diferencial autoblocante mecânico viscoso multidiscos, feito pela Drexler, as jantes de 17” dão lugar a outras, de 18”, e as regulações da suspensão assumem um pendor mais desportivo. O ‘pack’ oferece ainda um sistema de travagem Brembo com discos dianteiros de 330 mm de diâmetro.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Junceiro