CompararComparando ...

Novo Peugeot 3008 assume-se como SUV

Artigo
Novo Peugeot 3008 assume-se como SUV

A Peugeot acaba de confirmar não só a estreia oficial do novo 3008 no próximo Salão de Paris, como que o modelo passa a encarnar, em definitivo e de forma assumida, a filosofia SUV – algo que há muito se previa viesse a acontecer. Com 4,45 m de comprimento, 2,675 m entre eixos e 1,84 m de largura, o novo 3008 cresceu 8 cm em comprimento e 6,2 cm entre eixos face ao seu antecessor, e é também, em média, 100 kg mais leve do que este, em boa parte por ter por base a nova plataforma modular EMP2 do grupo PSA. Para justificar a sua nova postura, o 3008 começa por exibir linhas próximas do que se espera de um SUV; várias protecções de carroçaria; uma altura ao solo de 22 cm; e os sistemas Advanced Grip Control (conta com pneus M+S de 18” e os modos de funcionamento Normal, Neve, Lama, Areia e ESP Off) e HADC (controlo automático de descidas, com uma nova função que mantém a velocidade abaixo dos 3 km/h) – mas nada é referido pela casa de Sochaux relativamente a versões que não sejam de tracção dianteira…

O interior é outra das grandes apostas do 3008. Além do design funcional, e de uma elevada qualidade geral e de materiais, promete oferecer um ambiente inovador, fundamentalmente graças à evolução do i-Cockpit, que integra elementos como o painel de instrumentos totalmente configurável e personalizável, a cargo de um ecrã de alta resolução de 12,3”; o volante ainda mais compacto, com secções inferior e superior planas; o ecrã táctil de 8” para comando do sistema de infoentretenimento; e o head-up display. Em opção é proposto o sistema Amplify, que oferece dois temas – Boost e Relax – plenamente configuráveis, e que ao toque num botão faz variar a luminosidade ambiente dos ecrãs de bordo; a equalização e outros parâmetros do sistema de som; a intensidade da massagem dos bancos; e a intensidade do difusor de fragrância ambiente.

De modo a garantir-lhe a funcionalidade e a versatilidade de utilização sempre esperadas de um SUV, o novel 3008 desde logo garante ser um dos modelos mais espaçosos do seu segmento. E ainda oferece o sistema de rebatimento dos bancos traseiros Magic Flat; a mala com 520 litros de capacidade, ampliáveis até 1580 litros; o alçapão sob o piso da bagageira; e as estações de fixação e recarga para a bicicleta e a scooter articuladas e electricamente assistidas e-Bike e e-Kick, propostas ao condutor do 3008 como eventuais complementos de mobilidade nos centros urbanos.

A família de motores será composta por duas opções a gasolina e quatro a gasóleo, todas sobrealimentadas e dotadas de sistema start/stop. No primeiro caso temos o 1.2 Puretech de 130 cv, disponibilizado com caixa manual de seis velocidades, ou automática de seis relações em opção; e o 1.6 THP de 165 cv, proposto apenas com transmissão automática. Da oferta Dieselfazem parte o 1.6 BlueHDI de 100 cv (proposto apenas com caixa manual de cinco velocidades); o 1.6 Blue HDi de 120 cv (caixa manaul de seis de série, automática em opção); o 2.0 Blue HDi de 150 cv; e o 2.0 BlueHDi de 180 cv (estes dois últimos só propostos com transmissão automática).

Palavra final para a electrónica a bordo deste 3008, que oferece, de série ou em opção, consoante as versões, elementos como a travagem automática em cidade com alerta de aproximação; o auxiliar activo de manutenção na faixa de rodagem; o leitor de sinais de trânsito; o cruise-control adaptativo com função de paragem; a monitorização do ângulo morto; as câmaras de visão de 180° e 360°; e avançadas soluções de conectividade. E, tal como no 308, está disponível ainda o Driver Sport Pack, capaz de fazer variar a parametrização e a resposta da direcção, do acelerador, do motor e da caixa automática, para além de activar o amplificador do som do motor, ao mesmo tempo que o painel de instrumentos muda de cor e passa a poder prestar ao condutor informações adicionais sobre a condução ou sobre o desempenho de alguns componentes mecânicos, em especial o motor.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon