CompararComparando ...

Novo Renault Mégane R.S. Trophy em Outubro: 300 cv e châssis Cup

Artigo
Novo Renault Mégane R.S. Trophy em Outubro: 300 cv e châssis Cup

 

 

Ainda mal acabou de ser lançada em Portugal a mais recente geração do mítico Mégane R.S., e já a Renault anuncia para o último trimestre deste ano a chegada ao mercado da versão mais extrema do seu mítico desportivo compacto: o novo Mégane R.S. Trophy. Em destaque, a versão melhorada do motor 1.8 turbo, em boa parte graças a um sistema de escape mais evoluído (pela primeira vez com uma válvula mecânica integrada na panela traseira, que influencia notoriamente a respectiva sonoridade), que lhe permite debitar 300 cv e 420 Nm de binário máximo quando combinado com a caixa pilotada EDC de seis relações (400 Nm com caixa manual de seis velocidades), ou seja, mais 20 cv e 30 Nm do que no Mégane R.S.

Dotado de soluções já conhecidas, como o sistema 4Control, de quatro rodas direccionais, ou a suspensão com amortecedores de batentes hidráulicos, o Mégane R.S. Trophy destaca-se, igualmente, por montar, de série, o famoso châssis Cup. É caracterizado pela afinação mais firme dos elementos elásticos (amortecedores 25% mais rígidos, molas 30% mais firmes, barras estabilizadoras 10% mais firmes); pela adopção de um diferencial autoblocante mecânico do tipo Torsen; pelo recurso a um sistema de travagem com discos dianteiros dual cast (reduzem o peso não suspenso, por roda, em 1,8 kg, sendo actuados por pinças Brembo pintadas de vermelho) e pela inclusão de jantes de 19” exclusivas, com pneus Bridgestone Potenza S001 de alta performance de medida 245/35. Disponíveis estão, ainda, os bancos dianteiros Recaro revestidos a Alcantara e, a partir de 2019, as jantes Fuji Light, também de 19”, mas cada qual 2 kg mais leve e revestidas por pneus Bridgestone Potenza S007 específicos para a Renault Sport, capazes de garantir uma direção mais direta, uma superior aderência em curva e uma maior longevidade em utilização desportiva.

Para os amantes dos números, refira-se que o novo Mégane R.S. Trophy anuncia 260 km/h de velocidade máxima, 5,7 segundos nos 0-100 km/h e 24,8 segundos no quilómetro de arranque. O consumo homologado no ciclo combinado NEDC é de 8,1 l/100 km, correspondente a emissões de CO2 de 183 g/km. Quanto a preços, só lá mais para o Outono…

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    1 + 9 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.