CompararComparando ...

Novo Toyota GR Yaris: dos ralis para a estrada… passando por Portugal!

Artigo
Novo Toyota GR Yaris: dos ralis para a estrada… passando por Portugal!

A revelação oficial do novo Toyota GR Yaris é a prova de que o construtor japonês pretende capitalizar ao máximo a vitória do seu piloto, o estoniano Ott Tänak, na mais recente edição do Campeonato do Mundo de Ralis, assim como o êxito obtido no Mundial de Construtores do ano anterior. O modelo, cuja fase final de desenvolvimento decorreu em Portugal, não só encerra a experiência obtida pela marca no campeonato, e os ensinamentos transmitidos pela Tommi Mäkinen Racing, como promete ser um dos mais emocionantes, sofisticados e eficazes pequenos desportivos do mercado, além de servir como modelo oficial de homologação para o desenvolvimento do próximo Yaris WRC.

Segunda criação de âmbito global da Gazoo Racing (GR), a divisão desportiva da Toyota, depois do novo Supra, o GR Yaris é anunciado como um puro desportivo, que transporta directamente para a estrada soluções de tecnologia e design oriundas da competição. É, ainda, o primeiro desportivo da casa nipónica, desde o Celica GT-Four (cuja produção cessou em 1999), a dispor de um sistema de tracção integral, denominado GR-Four, como indica a sigla colocada na traseira, também em homenagem a esse modelo que tantos êxitos proporcionou ao seu construtor nas duas últimas décadas do século passado.

No que ao estilo diz respeito, o novo GR Yaris, proposto apenas em carroçaria de três portas, demonstra que boa parte da preocupação dos técnicos centrou-se na optimização do desempenho aerodinâmico, o que explica que o tejadilho seja 91 mm mais baixo do que nos restantes Yaris – algo que, desde logo, lhe confere uma personalidade própria e uma silhueta ao estilo de um coupé, confirmada pelas janelas sem moldura. Referência, ainda, para a aparência musculada que lhe é transmitida pelo design do pára-choques e do spoiler dianteiros, para a ampla via posterior, para o deflector montado no topo do portão traseiro e para as jantes de 18”.

O peso do GR Yaris, e respectiva distribuição, também estiveram no topo das prioridades de desenvolvimento. Por isso, na construção da carroçaria, foram utilizados materiais leves, incluindo um novo polímero de fibra de carbono (tejadilho) e alumínio (capot, portas e secção traseira), daí resultando um peso a seco de 1280 kg. Ao mesmo tempo, o motor foi montado numa posição mais recuada, e a bateria foi instalada na bagageira.

Como não podia deixar de ser, o motor é outro dos trunfos determinantes do GR Yaris, um três cilindros turbocomprimido com 1618 cc, que usufrui de diversas soluções de competição para maximizar o desempenho, como a refrigeração dos pistões a jacto de óleo, as válvulas de escape de grande diâmetro ou a admissão parcialmente maquinada. Com 261 cv de potência, e um binário máximo de 360 Nm, está combinado com uma caixa manual de seis velocidades, garante uma relação peso potência de apenas 4,9 kg/cv e permite ao modelo cumprir os 0-100 km/h em menos de 5,5 segundos, e atingir uma velocidade máxima electronicamente limitada a 230 km/h.

Não obstante a sua designação comercial, o GR Yaris tem por base uma plataforma inédita e exclusiva, que alia a secção dianteira da plataforma GA-B da Toyota, estreada pelo novo Yaris, com a secção traseira da plataforma GA-C, conhecida de modelos como o novo Corolla ou o C-HR. Solução adoptada para permitir não só acomodar a tracção total GR-Four, como introduzir uma suspensão reforçada e mais sofisticada, do tipo MacPherson na frente, como em qualquer Yaris, mas que atrás recorre a uma configuração independente de duplo braço, com via mais larga (eixo semi-rígido nas versões “normais” do Yaris), para maior estabilidade e superior eficácia. Por seu turno, o sistema de travagem de alta performance recorre a discos dianteiros ventilados e perfurados com 356 mm de diâmetro e pinças de quatro pistões.

Já quanto ao sistema GR-Four, garante a Toyota primar o mesmo pela simplicidade e pela ligeireza, tendo sido projectado para optimizar a potência transmitida a cada roda. A repartição do binário entre os dois eixos é gerida por um acoplamento de alta resposta controlado electronicamente, e as relações de transmissão são ligeiramente diferentes para cada eixo (o que, em teoria, ajudará a garantir que a totalidade do binário pode ser transmitida a qualquer dos eixos, se assim se revelar necessário). Sendo que o condutor pode ajustar o funcionamento do sistema às suas preferências, através de um selector que lhe permite optar entre os modos Normal (distribuição estática do binário de 60/40 entre os eixos dianteiro e traseiro), Sport (repartição de 30/70, para maior divertimento em traçados sinuosos) e  Track (repartição de 50/50, para a máxima eficácia em circuito), sendo que, em qualquer deles, as referidas repartições vão sendo automaticamente ajustadas às solicitações do utilizador, ao desempenho do veículo e às condições da estrada.

Para os que procurem uma atitude ainda mais radical, e um desempenho ainda mais eficiente, a Toyota propõe, como opção, para o novo GR Yaris, o denominado Circuit Pack, composto pelos diferenciais autoblocantes dianteiro e traseiro do tipo Torsen, responsáveis pela repartição da potência entre as rodas de cada um dos eixos; pela suspensão com afinação ainda mais desportiva; e pelas jantes de 18” forjadas, revestidas por pneus Michelin Pilot Sport 4s de medida 225/40R18.

À venda no segundo semestre deste ano, o novo Yaris GR será produzido exclusivamente na fábrica de Motomachi, numa nova área dedicada ao fabrico de modelos desenvolvidos pela GR, até porque a produção de cada unidade exige um grande número de processos manuais, para os quais a marca recorre a uma equipa especializada de trabalhadores qualificados.

 

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

11 − 3 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.