CompararComparando ...

Novos Mercedes-AMG GLE 63 4Matic+ Coupé e GLE 63 S 4Matic+ Coupé

Artigo
Novos Mercedes-AMG GLE 63 4Matic+ Coupé e GLE 63 S 4Matic+ Coupé

Mercedes-AMG GLE 63 4MATIC+ Coupé: é este o nome de baptismo da segunda mais aguerrida versão do SUV de médio porte da marca da estrela. E isto porque, como é habitual na marca, a mais extrema é mesmo a que dá pelo nome de Mercedes-AMG GLE 63 S 4MATIC+ Coupé e oferece mais 41 cv. O que prova que, em qualquer dos casos, este é um modelo que tem na sua motorização electrificada, porém extremamente potente, em qualquer das declinações em que é proposta, um dos seus maiores pontos de interesse.

Visualmente, o estilo altamente desportivo e agressivo tem como principais pontos de destaque à grelha cromada brilhante específica da AMG; o pára-choques dianteiro em forma de asa de avião, com tomadas de ar pretas; o repartidor dianteiro cromado; ou as imponentes bossas no capot. Referência, ainda, para as saias laterais, retrovisores exteriores e alargamentos dos guarda-lamas pintados na cor da carroçaria, e para as jantes de liga leve de 21” na versão “normal”, e de 22” na variante “S”.

Marcado por um ambiente assumidamente desportivo, o interior prima pelos bancos em pele com padrão específico e lettering AMG gravado nos encostos de cabeça dianteiros; pelos cintos de segurança cinzentos e pelos pespontos contrastantes em cinza prateado nos bancos na versão “S”; pelo volante AMG Performance de três raios com patilhas de comando da caixa em alumínio. Na consola central incluem-se os botões que comandam os três níveis do o ESP, o modo manual da transmissão, o amortecimento pilotado, o sistema de escape AMG Performance (opcional) e a distância ao solo.

Mas, como é da praxe, um dos maiores encantos das criações da marca desportiva da Mercedes é sempre o seu motor. Aqui, o 4.0-V8 biturbo com sistema de desactivação de cilindros, dotado de um motor de arranque/alternador integrados EQ Boost a 48 Volt, colocado entre o V8 e a caixa de velocidades, e que funciona como um motor eléctrico, capaz de disponibilizar, temporariamente, 22 cv e 250 Nm adicionais ao motor térmico, é, como habitualmente, proposto em dois níveis de potência: 571 cv no GLE 63 4Matic+ Coupé; 612 cv no GLE 63 S 4Matic+ Coupé.

No lote de atributos dos mais poderosos dos GLE Coupé incluem-se, ainda, a suspensão pneumática pilotada AMG Active Ride Control+ (com os modos Comfort, Sport e Sport+), bem como o selector de modos de condução AMG Dynamic Select (com as opções Comfort, Sport, Sport+, Individual, Race – exclusivo da versão “S” –, Trail e Sand). A transmissão está a cargo da caixa automática AMG Speedshift TCT 9G, de nove relações, e do sistema de tracção integral 4Matic+, com diferencial traseiro autoblocante de controlo electrónico.

Quanto ao sistema de travagem, recorre a pinças fixas de seis pistões e discos com 400 mm de diâmetro na frente, e a pinças flutuantes de pistõa único e discos com 370 mm de diâmetro atrás (sendo as pinças pintadas de vermelho na versão “S”, e cinzentas na versão base). Em opção está disponível o sistema de travagem com discos carbocerâmicos.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

16 − 3 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.