CompararComparando ...

Opel GT X Experimental: protótipo de SUV eléctrico integralmente revelado

Artigo
Opel GT X Experimental: protótipo de SUV eléctrico integralmente revelado

A Opel revelou, enfim, as imagens do GT X Experimental, o seu mais recente protótipo, anunciado como uma antevisão do que serão os seus futuros modelos a partir de meados da década de 2020 – dotados de uma aparência marcante, mas acessíveis e focados na facilidade de utilização. Assumindo as formas de um SUV eléctrico de cinco portas com ares de coupé, o GT X Experimental inclui diversas soluções inovadoras e visa, ainda, espelhar os valores da marca alemã, hoje integrada no Grupo PSA, bem como mostrar a vertente de produto do plano estratégico “PACE!”, apresentado em Novembro último e definidor dos planos da Opel para os próximos anos.

Com dimensões bastante compactas (4063 m de comprimento, 1830 mm de largura, 1528 mm de altura e 2625 mm de distância entre eixos), o GT X Experimental tem por base uma arquitectura de baixo peso. As jantes de 17” com apontamentos em amarelo, emblema que permanece fixo mesmo quando as rodas giram, e volumosos aros de borracha que fazem os pneus parecer maiores, destinam-se a maximizar o conforto de marcha sem deixar de conferir ao veículo uma aparência deveras marcante.

Confirmando o compromisso da Opel, de oferecer versões elétricas de todos os seus modelos a partir de 2024, este concept é um automóvel elétrico com bateria de iões de lítio de nova geração, com capacidade de 50 kWh e possível de recarregar por indução – existindo na embaladeira do lado do condutor um ecrã de LED hexagonal que indica o respectivo nível de carga. E, sem que tenha o objectivo de oferecer condução totalmente autónoma, o GT X Experimental possui funções de autonomia de Nível 3, ou seja, é capaz de assumir todas as vertentes da condução, mas com o condutor a ter de estar em condições de responder a uma solicitação de intervenção.

Também em destaque, o interior extremamente luminoso (o pára-brisas panorâmico, que se estende até aos lugares posteriores, contribui de forma decisiva para este atributo), espaçoso e de muito fácil acesso, graças às portas laterais com abertura de 90°, as traseiras de abertura invertida. Ao mesmo tempo, os espelhos retrovisores exteriores foram substituídos por microcâmaras instaladas no friso amarelo junto ao capot, ao passo que os tradicionais puxadores das portas também foram dispensados, o que acaba por criar uma superfície exterior lateral contínua e ininterrupta.

Adoptando o mesmo pressuposto de simplicidade e simplificação (que não simplista) do estilo exterior, o habitáculo do GT X Experimental é marcado por um painel de instrumentos que se destaca num tablier denominado “Pure Panel”. de generosas dimensões e constituído por uma superfície única. Referência, ainda, para as saídas de ventilação ocultas atrás dos ecrãs; para os dois ecrãs que projectam as imagem captadas pelas câmaras exteriores que substituem os retrovisores; para o desenho do volante  (em que, tal como acontece com as rodas, o emblema também está sempre direito, independentemente da rotação do aro); e para os bancos “flutuantes” com altifalantes amovíveis colocados junto ao encostos de cabeça.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon