CompararComparando ...

Peugeot 2008 DKR ataca o Dakar só com duas rodas motrizes

Artigo
Peugeot 2008 DKR ataca o Dakar só com duas rodas motrizes

Depois de ter apresentado a sua arma para atacar a vitória no próximo Dakar, a Peugeot revela agora mais detalhes sobre o 2008 DKR e aquele que mais surpreende é a aposta numa solução de duas rodas motrizes em vez de quatro, como seria de esperar, considerando os modelos que têm tido sucesso naquela que é considerada a prova mais dura do mundo.

Equipado com um motor V6 Diesel biturbo de 3.0 litros de cilindrada que, segundo a marca, é capaz de debitar 340cv de potência e 800 Nm de binário, o Peugeot 2008 DKR terá uma tarefa difícil pela frente pois caso vença o Dakar, será a primeira vez que isso é conseguido por um modleo de apenas duas rodas dmotrizes.

Esta escolha, segundo o director da Peugeot Sport, Bruno Famin, resulta do facto das “duas rodas motrizes apresentarem um conjunto de benefícios interessantes”.

Já o director técnico do projecto Jean-Christophe Pallier refere que “no desporto automóvel, o peso é inimigo das prestações e no todo-o-terreno em concreto, os modelos de duas rodas motrizes podem ser muito mais leves que um modelo 4×4. Também podem usar rodas maiores, o que lhes confere alguma vantagem para ultrapassar obstáculos em certos tipos de terreno. Além disso, permitem um melhor ângulo de ataque. O Peugeot 2008 DKR praticamente pode subir paredes. E não é tudo, o curso da suspensão pode ser maior, 460mm em vezs de 250mm, o que lhe dá uma melhor capacidade para ultrapassar dunas, ou no amortecimento das quedas, o que são factores determinantes numa prova como o Dakar”.

Para rematar, Bruno Farmin afirma que “o Peugeot 2008 de produção é um modleo de duas rodas motrizes que com o sistema ghrip Control consegue ir praticamente a qualquer lado, por isso só faz sentido que o 2008 DKR enfrente o Dakar com o mesmo princípio de duas rodas motrizes”.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Grilo