CompararComparando ...

Porsche 911 Speedster Concept: um presente muito especial

Artigo
Porsche 911 Speedster Concept: um presente muito especial

Chama-se 911 Speedster Concept e é como que um presente que a Porsche decidiu oferecer a si própria no ano do 70º aniversário dos seus automóveis desportivos. Pretende estabelecer uma ponte entre o primeiro 356 “Nº 1 roadster”, que recebeu a sua homologação a 8 de Junho de 1848, e os actuais modelos da marca. Centrado numa experiência de condução pura, é anunciado, para já, apenas como um protótipo, mas a própria Porsche refere que a sua passagem à produção é possível, se bem que nunca antes de 2019, já que a decisão sobre essa possibilidade apenas será tomada dentro de alguns meses.

Desenvolvido pela Porsche Motorsport, onde também foram criados, entre muitos outros, os novíssimos 911 GT3 RS e 911 GT2 RS, o 911 Speedster Concept inclui tecnologia derivada dos actuais modelos GT da marca de Estugarda. A carroçaria provém do 911 Carrera 4, mas exibe a inscrição “Speedster” sobre fundo dourado nos pilares centrais, e conta com guarda-lamas, capot dianteiro e cobertura do motor construídos em fibra de carbono.

Carroçaria pintada na tradicional combinação prata e branco, evocativa dos mais históricos Porsche de competição, o mesmo acontecendo com o tampão do depósito de combustível ao melhor estilo da década de 1950, colocado ao centro do capot frontal; com o formato Talbot dos retrovisores; com o desenho exclusivo dos faróis. Neste particular, menção para as superfícies transparentes e opacas das respectivas coberturas, destinadas a produzir um efeito cruzado, prática comum na Porsche desde os primórdios do automobilismo – quando os faróis originais eram tapados antes das corridas, para ficarem protegidos da projecção de pedras que os pudesse danificar.

Também identificativos do 911 Speedster Concept são o pára-brisas com maior inclinação e friso reduzido; e as janelas laterais mais pequenas, pormenores que lhe conferem uma aparência mais musculada e remetem para modelos como o 356 1500 Speedster. A cobertura traseira exclusiva em formato de “dupla bolha”, com fios em fibra de carbono e colocada atrás dos bancos, cobre a estrutura de proteção anti-capotamento e remete para um elemento comum a todos os modelos deste género desde o 911 Speedster de 1988. Entre as duas “bossas” existem duas aletas em preto, ao passo qye o deflector transparente em Plexiglass tem gravado o logótipo “70 years of Porsche”.

Tal como o modelo original, o 911 Speedster Concet também conta com uma simples cobertura, ao invés de uma capota convencional, destinada a proteger o habitáculo da chuva quando o veículo se encontra estacionado ao ar livre e fixada por oito cintas. Também por forma a tornar o modelo tão leve quanto possível, o sistema de navegação, o rádio e o ar condicionado foram suprimidos, e as baquets integrais são construídas em carbono e revestida a pele castanha de um tom semelhante ao utilizado no 356.

Mecanicamente, o 911 Speedster Concept recorre a vários componentes de excepção, como o châssis directamente derivado do do 911 GT3, complementado pelas jantes Fuchs de 21”, as primeiras do género com porca de fixação central. O sistema de escape conta com saídas em titânio, a caixa é manual de seis velocidades e o motor Boxer de seis cilindros é capaz de disponibilizar 500 cv e alcançar um regime máximo de funcionamento de 9000 rpm.

Entre os mais nobres antecessores do 911 Speedster Concept, conceito que nasceu nos EUA em 1952, estão modelos como o 356 1550 America Roadster, de que foram construídos somente 16 unidades, todas para o mercado norte-americano. Com carroçaria em alumínio integralmente construída à mão (60 kg mais leve do que a do 356 Coupé), janelas removíveis, cobertura retráctil para a chuva e bacquets de construção ligeira, montava um motor Boxer de quatro cilindros e 70 cv, e atingia uns notáveis (para a época) 175 km/h de velocidade máxima.

Em 1957 surgia o 356 A 1500 GS Carrera GT Speedster, um dos mais notáveis modelos deste género, sendo lançado em 1988 o primeiro dos 911 Speedster. A saga foi interrompida em 2010, com os 356 exemplares produzidos do 911 Speedster da geração 997, decerto não faltando quem anseie pelo regresso dest designação à oferta da Porsche com uma eventual versão de produção do agora revelado 911 Speedster Concept.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon