CompararComparando ...

Renault Mégane renovado no Verão e com versão híbrida plug-in

Artigo
Renault Mégane renovado no Verão e com versão híbrida plug-in

Chega a Portugal no Verão o renovado Renault Mégane, modelo que, como já acontece com os novos Clio, Captur e Zoe, passa a dispor do novo painel de instrumentos totalmente digital de 10,2”, assim como do novo sistema de infoentretenimento Easy Link com ecrão de 9,3”. Em destaque, também, a introdução das ópticas dianteiras Pure Vision por LED, assim como de novos sistemas de assistência à condução, caso do Sistema de Assistência em Trânsito e Autoestrada.

Muito procurado no mercado português, o nível de equipamento GT Line cede lugar ao novo R.S. Line, que faz, assim, a sua estreia nesta gama. Mais evoluído, e com mais conteúdos, reforça a desportividade dos modelos em que surge instalado, tanto ao nível da carroçaria como do habitáculo.

Ainda assim, a grande novidade exibida pelo renovado compacto gaulês será mesmo a sua inédita variante híbrida plug-in, inicialmente proposta na versão carrinha (Mégane Sport Tourer E-Tech Plug-in), a que se seguirá, pouco depois, a berlina (Mégane E-Tech Plug-in). Em qualquer dos casos, o motor 1.6 a gasolina atmosférico de ciclo Atkinson e 160 cv combina-se com dois motores eléctricos: um, maiores dimensões e mais potente, destina-se a fazer mover o próprio veículo e a regenerar a energia de travagem/desaceleração; o outro, mais pequeno, funciona como motor de arranque/alternador integrado de alta voltagem, e está ainda encarregue de gerir as trocas de mudança da caixa de velocidades mecânica multimodo de quatro relações, quer operando o respectivo selector, quer assegurando a sincronização da velocidade de rotação dos seus veios com a do volante do motor.

A transmissão conjuga as quatro relações da caixa com duas eléctricas, o que se traduz em quinze combinações possíveis de relação de transmissão, e na dispensa da embraiagem e dos sincronizadores, sendo o arranque sempre efectuado no modo totalmente eléctrico. Modo esse que está disponível até aos 135 km/h e é assegurado, também, por uma bateria de iões de lítio a 400 Volt com 9,8 kWh de capacidade, capaz de permitir ao modelo cumprir até 50 km no ciclo misto WLTP, ou até 65 km no ciclo urbano WLTP City, sem ter que recorrer ao motor térmico.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
100%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon