CompararComparando ...

Renault Zoe e-Sport Concept com 460 cv

Artigo
Renault Zoe e-Sport Concept com 460 cv

A surpresa eléctrica prometida pela Renault para o Salão de Genebra é um protótipo que dá pelo nome de Zoe e-Sport Concept, e logo num primeiro olhar sobressaem as formas extremamente agressivas da carroçaria em fibra de carbono, sublinhadas pelas jantes em alumínio com porca de fixação central, que não deixam dúvidas quanto à sua vocação. Contributo para um desempenho aerodinâmico de referência é dado pela lâmina sob o pára-choques dianteiro, pelo fundo plano, pelo extractor traseiro e pelo deflector colocado no topo do portão traseiro, com a luz de Stop integrada. A sublinhar a sua origem, a assinatura luminosa em forma de “C” dos faróis dianteiros e o losango da Renault retroiluminado na frente e na traseira, como no concept TreZor – contando as portas com sensores tácteis, para não ser necessário mais do que um toque para as abrir.

O habitáculo está em linha com este argumentário: arco de segurança tubular em aço com protecções em Kevlar (permite ao Zoe e-Sport Concept cumprir as normas da FIA e circular em pista); bacquets Recaro com arnês de competição (revestidas, tal como o volante e os painéis das portas, a Alcantara); como na Fórmula E, o piloto pode aceder aos vários parâmetros de regulação da motorização e da gestão de energia, para isso existindo, no tablier, três elementos dedicados ao comando da caixa, ao modo de condução (entre quatro possíveis) e à repartição da travagem. Ou não fosse este protótipo uma espécie de homenagem ao monolugar da equipa e.dams que venceu o campeonato internacional de  monolugares eléctricos.

O Zoe e-Sport Concept é animado por dois motores eléctricos por íman permanente de alta capacidade, com uma potência combinada de 460 cv e cada qual com um binário de 320 Nm – um destinado a animar o eixo dianteiro, o outro fazendo mover as rodas traseiras (um de Fórmula E, por regulamento, pode ter, no máximo, 270 cv). Cada uma das duas baterias dispõe de 40 kWh de capacidade e de um sistema de arrefecimento ar/água, com radiador montado em posição frontal, garantindo que estas, assim como a electrónica do veículo, se mantêm à temperatura ideal de funcionamento.

O châssis, do tipo tubular em aço, concebido pela Tork Engineering, deriva do dos modelos com que a Renault alinhou em provas de montanha ou sobre o gelo. As suspensões, por triângulos sobrepostos em ambos os eixos, provêm directamente da competição, contando com amortecedores Öhlins com regulações em quatro vias, à semelhança do Mégane R.S. 275 Trophy-R. Face ao Zoe convencional (que a este dá pouco mais do que o nome), a altura ao solo foi substancialmente reduzida, as vias notoriamente alargadas, sendo ainda dignos de destaque os travões de grandes dimensões e as rodas de 20” revestidas por pneus slick.

O piloto do Zoe e-sport Concept usufrui, asisim, de um châssis totalmente regulável e ajustável a qualquer tipo de circuito, como num carro de corridas. A electrónica que gere a energia das baterias em função das exigências do piloto é totalmente parametrizável e regulável, antes de cada utilização como em pista. Sendo, também, propostos quatro modos de condução, que adaptam o veículo aos objectivos de quem o conduz, privilegiando o desempenho ou a autonomia, e doseiam a potência atribuída a cada motor.

Com 1400 kg de peso (1460 kg com o piloto a bordo), Zoe e-Sport Concept beneficia de uma relação peso potência de apenas 3,17 kg/cv para anunciar 3,2 segundos nos 0-100 km/h e 210 km/h de velocidade máxima – que alcança em menos de 10,0 segundos.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon