CompararComparando ...

Seat revela novo Leon Cupra

Artigo
Seat revela novo Leon Cupra

[doptg id=”258″]

A Seat acaba de dar a conhecer a nova e mais aguerrida derivação do Leon – novamente denominada Cupra, segundo os dados oficiais anunciados, é o modelo mais potente alguma vez produzido em série pela marca espanhola, e também o Cupra com mais variantes de sempre. Para animar o novo Leon Cupra, a Seat escolheu o motor 2.0 TSI de injecção directa com distribuição variável e injecção dupla (a injecção indirecta complementa a injecção directa), disponibilizado em dois níveis de potência: 265 cv e 280 cv – ambas as variantes oferecendo 350 Nm constantes entre as 1750 ropm e as 5300 rpm, e podendo ter acoplada uma caixa manual ou pilotada DSG de dupla embraiagem (em qualquer dos casos, de seis velocidades). Duas são, também, as opções de carroçaria propostas – três ou cinco portas.

Seat Leon CUPRA

Por forma a optimizar a dinâmica de condução, o Leon Cupra conta de série com soluções de ponta, como o diferencial autoblocante (do tipo multidisco,  em condições extremas pode enviar até 100% do binário para cada roda); o châssis activo DCC (Dynamic Chassis Control); ou a direcção progressiva. Elementos que não serão dispiciendas quando de trata de lidar com prestações de alto nível – 55 kg mais leve do que o seu antecessor, o Leon Cupra SC de 280 cv, com caixa DSG, promete cumprir os 0-100 km/h em apenas 5,7 segundos e alcançar uma velocidade máxima electronicamente limitada a 250 km/h (a versão manual gasta apenas mais um décimo de segundo nos 0-100 km/h). Na variante de 265 cv, o modelo anuncia 5,8 segundos com caixa DSG, e 5,8 segundos com caixa manual.

Já os consumos anunciados são os mesmos para os dois níveis de potência, variando o consumo combinado entre 6,4 l/100 km e 6,6 l/100 km, em função da transmissão e do tipo de carroçaria, valores a que equivalem emissões de CO2 situadas entre 149 g/km e 154 g/km.

SEAT LEON CUPRA

Visualmente, e no exterior, o Leon Cupra distingue-se pelo sistema de travagem (de alto desempenho) com pinças vermelhas e inscrição Cupra a branco; pelas jantes de 18″ na versão de acesso, e de 19″ no Cupra 280 cv; e pelas ópticas dianteiras e traseiras integralmente por LED. Já no interior marcam presença as baquets desportivas em Alcantara; o volante específico; o Perfil de COndução Cupra (com os modos de funcionamento Confort e Sport, altera em conformidade a resposta do acelerador, o nível de firmeza das suspensões activas, o desempenho da direcção, a acutilância do auoblocante, a resposta da caixa DSG e, até, a sonoridade do motor). De série é ainda oferecido e o sistema de infoentretenimento Media System Plus, com ecrã tácitl a cores de 5,8″, integrado numa vasta panóplia de equipamento.

Em Portugal, o novo desportivo da Seat será proposto apenas na versão mais potente. No mercado já no final de Março, o novo Seat Leon Cupra 280 cv custará entre nós €40 280 na variante SC de três portas com caixa DSG, obrigando a versão de cinco portas a um dispêndio adicional de €350.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Pimenta Lopes