CompararComparando ...

Ssangyong Concept XAVL antecipa novo SUV de sete lugares

Artigo
Ssangyong Concept XAVL antecipa novo SUV de sete lugares

A Ssangyong assume, sem pejo, que o Concept XAVL (acrónimo de eXciting Authentic Vehicle Long) é a versão alongada do XAV, revelado no Salão Frankfurt de 2015. Com 4630 mm de comprimento, 1866 mm de largura, 1640 mm de altura e 2775 mm de distância entre eixos, distingue-se por incluir uma terceira fila de bancos, ampliando a lotação para sete lugares individuais – com a vantagem de os bancos das duas filas traseiras serem rebatíveis e reguláveis longitudinalmente. Sendo este, naturalmente, um elemento determinante numa proposta que tem como uma das principais metas conjugar a versatilidade de um SUV com a polivalência de um monovolume, anunciando-se como precursora de uma nova geração de modelos, estratégica e determinante para o futuro da Sssangyong.

Em termos de motores, são anunciadas para o Concept XAVL (ou para o modelo de produção em série que do mesmo derivará) duas unidades motrizes, ambas cumpridoras já das normas Euro 6, e dotadas de injecção directa de combustível, sobrealimentação por turbocompressor e sistema start/stop: 1.5 a gasolina e 1.6 Diesel – esta última anunciada como especialmente destinada ao mercado europeu. Embora não tendo sido revelados valores relativos aos respectivos rendimentos, a marca coreana adianta que as respectivas emissões de CO2 se situarão no intervalo 150-170 g/km no caso do motor a gasolina, e no patamar 120-150 g/km no caso do Diesel.

Valores que variarão, também, em função do tipo de transmissão, já que, de série, ambos os propulsores se combinam com uma caixa manual de seis velocidades, podendo ter acoplada, em opção, uma caixa automática com o mesmo número de relações. A tracção é sempre dianteira, não estando, para já, previstas versões de transmissão integral.

A comprovar a vocação europeísta do Concept XAVL está a segurança, em que é de salientar duas soluções invulgares: o airbag exterior, para proteção dos peões em caso de atropelamento; e o airbag instalado entre o condutor e o passageiro da frente –além, claro, dos habituais airbags frontais, laterais e de cortina. A isto há que juntar a travagem autónoma de emergência, o assistente à manutenção na faixa de rodagem, o alerta de saída involuntária da faixa de rodagem, os faróis adaptativos e o sistema de monitorização do ângulo morto.

A conectividade é outro factor a ter em conta: além do ecrã de 10,25” e do hotspot wifi, o XAVL permite controlar remotamente, através de um smartphone, o aquecimento e os sistemas de climatização e infoentretenimento, enquanto que uma ligação IOT (Internet de Todas as Coisas) garante ligação ao lar e à gestão da respectiva domótica.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon