CompararComparando ...

Tesla Model 3 homologado: produção arranca sexta-feira

Artigo
Tesla Model 3 homologado: produção arranca sexta-feira

Elon Musk comunicou aos muitos adeptos da Tesla mais algumas importantes novidades relativas à marca por si fundada e que têm como protagonista o Model 3. Segundo o CEO da casa de Palo Alto, o novo modelo de acesso à sua gama já cumpriu todos os testes regulamentares necessários à sua comercialização em território norte-americano, e as primeiras unidades sairão da linha de montagem da fábrica de Fremont já na próxima sexta-feira.

Previsão que, confirmar-se, será uma excelente notícia para a Tesla e para os seus clientes. Por significará que se cumpre o calendário inicialmente esperado para o lançamento do modelo; porque o muito esperado Model 3 está, finalmente, prestes a começar a chegar às mãos dos mais de 400 mil clientes que se prevê tenham feito a respectiva pré-reserva.

Processo que, ainda assim, terá algum caminho a percorrer. Como já por várias vezes aqui referimos, as primeiras unidades do Model 3 destinar-se-ão a funcionários e investidores da Tesla, que servirão como “cobaias” na identificação de possíveis falhas e erros de fabrico, para que estes possam ser corrigidos antes de ser entregue aos seus primeiros clientes “reais”. Só depois disso começarão as entregas a clientes da marca na Califórnia e, à medida que a cadência de produção aumente, também noutras latitudes.

Antes disso, tudo indica que a Tesla leve a cabo um evento de lançamento oficial do Model 3, a realizar a 28 de Julho, segundo Elon Musk, à partida na fábrica de Fremont – como já aconteceu com os Model S e Model X. Oportunidade que será aproveitada para entregar as chaves do veículo aos seus primeiros clientes, os tais funcionários, altos quadros e investidores da marca.

Mas que a alegria de quem espera por um Model 3 não redunde em euforia, já que o tempo de espera poderá ser maior do que aquilo que muitos gostariam. O próprio Elon Musk decidiu actualizar o calendário de produção do modelo, que se prevê atinja as 8000 unidades semanais durante o próximo ano, para que 80 mil Tesla 3 pudessem estar nas mãos de clientes até ao final deste ano.

Assim, e apesar de o fabrico arrancar na próxima sexta-feira, apenas 30 exemplares serão entregues até ao final de Julho. O CEO da marca adianta ainda que a produção subirá para 100 unidades/semana em Agosto, e para 1500/unidades em Setembro, embora mantenha a sua previsão de produzir 5000 exemplares semanalmente ainda durante 2017, só que até ao final do ano, e não em Setembro, como inicialmente previsto.

Deste modo, e dependendo da altura em Dezembro em que tal fasquia seja alcançada, tudo aponta para que a Tesla entregue, no máximo, entre 30 000-40 000 Model 3 até ao final de 2017. Ou seja, e na melhor das hipóteses, somente 10% daqueles que efetuaram uma pré-reserva receberão o seu exemplar antes de 2018 – e como o plano da Tesla é entregar as primeiras unidades na região em que está instalada a sua fábrica, quase todos os Model 3 produzidos este ano acabarão por ficar na Califórnia. Espera-se, por isso, para breve, mais uma actualização: a de que todas as pré-reservas estarão satisfeitas, não em meados de 2018, mas no final desse ano, ou mesmo no início de 2019.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon