CompararComparando ...

Toyota bZ4X Concept antecipa novo SUV eléctrico para 2022

Artigo
Toyota bZ4X Concept antecipa novo SUV eléctrico para 2022

Acaba de ser revelado no Salão de Xangai o Toyota bZ4X Concept, protótipo que antecipa o que será o primeiro de uma nova família de modelos totalmente eléctricos da marca japonesa, integrando a sua nova submarca bZ (acrónimo de “beyond Zero”). Os planos do maior construtor do mundo prevêm a introdução de quinze novos modelos 100% eléctricos até 2025, sete dos quais pertencente a esta nova “linhagem” bZ.

Desenvolvido em parceria com a Subaru, e com lançamento agendado para meados de 2022, o bZ4X Concept é um SUV de médio porte com tracção integral, garantida pela instalação de um motor eléctrico em cada eixo e capaz de lhe conferir verdadeiras aptidões. Na sua génese está a plataforma modular e-TNGA da Toyota, especificamente concebida para automóveis de propulsão exclusivamente eléctrica.

Acerca da mecânica ainda nada foi adiantado, a não ser que o modelo contará a bordo com um sistema fotovoltaico, destinado a carregar a bateria, inclusivamente em andamento, assim servindo, também, para incrementar a autonomia. E que o bZ4X será, também, o primeiro automóvel do mundo de grande produção a contar com um sistema de direcção do tipo steer-by-wire, sem ligação física entre o volante e as rodas, o que garantirá uma resposta mais precisa e variável em função tanto da velocidade do veículo como do ângulo do volante – que, por isso, não será do tipo circular, adoptando um formato só possível porque deixa de ser necessário o condutor mover as mãos em redor do mesmo para fazer virar as rodas.

Visualmente, o bZ4X adopta um conceito estilístico que pretende ilustrar o seu dinamismo e a sua versatilidade, e em que a tradicional grelha frontal dá lugar a uma combinação de sensores, luzes e elementos aerodinâmicos em formato de “martelo”, segundo a Toyota. Já o interior, com a sua posição de condução elevada, foi concebido em redor do denominado “módulo de condução”, com um painel de instrumentos digital colocado em posição baixa, acima do volante, para incrementar a visibilidade dianteira do condutor e a sensação de espaço a bordo, estando os restantes elementos de controlo dispostos em volta da consola central.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.