CompararComparando ...

Toyota Yaris Cross revelado. Novo SUV chega em 2021

Artigo
Toyota Yaris Cross revelado. Novo SUV chega em 2021

Yaris Cross de seu nome, é o novo SUV da Toyota e passa a ser, também, o modelo mais acessível da sua oferta neste capítulo. A sua apresentação chegou a estar marcada para a edição deste ano do Salão de Genebra, mas, com o cancelamento do certame helvético, pelas razões de todos bem conhecidas, acaba de ser revelado online, tendo chegada ao mercado agendada para 2021.

E são claros os objectivos da marca nipónica para o Yaris Cross: criar um modelo para o chamado segmento B-SUV, que conjugue a herança do RAV4 (por muitos considerado como o pioneiro dos SUV) com o ADN do Yaris (com o qual partilha a plataforma modular global GA-B), capaz de brilhar no meio urbano (graças à agilidade que lhe é garantida pelas suas contidas dimensões), e dotado quer da versatilidade inerente ao conceito SUV (assegurada pela posição de condução mais elevada, por uma superior robustez, pela altura ao solo generosa e por ser o único no segmento a disponibilizar uma versão de tracção integral), quer de uma efectiva compatibilidade ambiental (garantida pela motorização híbrida). Concebido na Europa, e a pensar na Europa, será produzido em França, na mesma fábrica do Yaris, esperando a Toyota vender do mesmo 150 000 unidades por ano, para que um terço das suas vendas no Velho Continente passem a ser asseguradas por Yaris Cross, Yaris e GR Yaris.

Com 4180 mm de comprimento, 1765 mm de largura e 1560 mm, o Yaris Cross é 240 mm mais comprido, 20 mm mais largo e 90 mm mais alto do que o Yaris, além de contar com mais 30 m de altura ao solo, não obstante manter inalterada a distância entre eixos de 2560 mm. Em termos de estilo, a equipa de designers europeus e japoneses definiu robustez e minimalismo como os conceitos capazes de expressar os atributos fundamentais do modelo, e o diamante como a inspiração para evidenciar o seu carácter SUV – daqui resultando um automóvel com um carácter próprio, em que sobressaem a frente marcante, dominada pelos grupos ópticos, uma traseira com farolins dispostos horizontalmente, que evoca o novo Yaris, e os guarda-lamas salientes de formato quadrangular, capazes de albergar jantes de até 18”.

Quanto ao interior, partilha tanto o conceito como a generalidade dos seus elementos com o Yaris, além de usufruir do conjunto de elementos de segurança passiva e activa integrados no sistema Toyota Safety Sense. Destaque, igualmente, para a bagageira, cuja polivalência está patente em elementos como o portão traseiro com operação eléctrica e função mãos-livres, o piso com plataforma amovível bipartida, o sistema de fixação de bagagens ou o banco traseiro rebatível na proporção 40/20/40.

A animar o Yaris Cross vai estar uma motorização híbrida, ou não fosse a Toyota a primeira marca a introduzir esta tecnologia no segmento dos utilitários, com o Yaris, em 2012. Trata-se do mesmo grupo motopropulsor já conhecido do novo Yaris, dotado da quarta geração do sistema híbrido da marca japonesa, em que conjugam o motor 1.5 a gasolina de ciclo Atkinson com 40% de eficiência térmica, um motor eléctrico com 80 cv e uma bateria de iões lítio, para uma potência combinada de 116 cv. As emissões de CO2 previstas, no ciclo NEDC correlacionado, são inferiores a 90 g/km para a versão de tracção dianteira, e inferiores a 100 g/km para a variante de quatro rodas motrizes com sistema AWD-i de actuação eléctrica (menos de 120 g/km e 135 g/km, respectivamente, no ciclo WLTP).

Qual é a sua reação?
Excelente
50%
Adoro
50%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon