CompararComparando ...

Toyota Yaris GRMN no final do ano

Artigo
Toyota Yaris GRMN no final do ano

Após 17 anos de ausência, a Toyota regressou ao Mundial de Ralis, e a oportunidade foi aproveitada pela marca para voltar, também, ao segmento dos pequenos desportivos, com novo o Yaris GRMN. Produzido em França, tendo o motor e o interior sido projectados pela divisão europeia da marca, e o châssis e o sistema desenvolvidos no Japão, este é o primeiro modelo que ostenta as cores da Gazoo Racing, a divisão desportiva da Toyota, a ser comercializado na Europa.

Proposto somente em carroçaria de três portas, e numa exclusiva pintura branca com elementos vermelhos e pretos, o Yaris GRMN faz uso de diversos específicos inspirados no seu homólogo de ralis. Caso do deflector traseiro de generosas dimensões, dos pára-choques de desenho específico, do difusor traseiro, da ponteira de escape de formato quadrangular montada em posição central e das jantes BBS raiadas de 17”.

No habitáculo encontram-se os bancos desportivos criados propositadamente para este Yaris, o volante de reduzidas dimensões com marca central, oriundo do GT86, a pedaleira em alumínio e o painel de instrumentos especifico.

A animar o Yaris GRMN está o quatro cilindros de 1,8 litros sobrealimentado por compressor, com 210 cv de potência transmitida às rodas dianteiras através de uma caixa manual de seis velocidades. Ainda não há dados concretos relativos às prestações, mas a Toyota promete valores de referência para o segmento nos 0-100 km/h e na recuperação 80-120 km/h efectuada em quarta velocidade.

Já o châssis foi reforçado face ao dos restantes Yaris, recebendo, ainda, uma barra anti-aproximação dianteira e uma suspensão revista e rebaixada, com molas mais curtas, amortecedores Sachs e barra estabilizadora de maior diâmetro. O sistema de travagem recorrer a quatro discos de generosas dimensões, ventilados e actuados por pinças de quatro pistões na frente, sendo o diferencial autoblocante do tipo Torsen.

Ainda sem preços conhecidos, o Yaris GRMN chegará a Portugal no final do ano, entre Novembro e Dezembro.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon