CompararComparando ...

Volkswagen Arteon está pronto

Artigo
Volkswagen Arteon está pronto

Substituto do Passat CC, o VW Arteon pode considerar-se rival de modelos como o BMW Série 4 Gran Coupé ou o Audi A5 Sportback, assumindo-se como o novo topo-de-gama da VW na Europa, por se posicionar entre o Passat e o Phideon (produzido em exclusivo para o mercado chinês). Um coupé de quatro portas que a VW afirma reinterpretar o conceito Gran Turismo, marcado por formas elegantes, um amplo interior para cinco ocupantes e um apreciável dinamismo.

Tendo por base a plataforma MQB, o Arteon possui 4862 mm de comprimento, 1871 mm de largura, 1427 mm de altura e uma distância entre eixos de 2841 mm, anunciando o mais amplo espaço para pernas atrás da classe, e uma bagageira cuja capacidade varia entre 563 litros e 1557 litros. O interior conta com saídas de ventilação de novo desenho, com o painel de instrumentos Active Info Display (totalmente digital e configurável) e com um novo sistema de infoentrenimento (com ecrã táctil de 9,2” e controlo gestual), mas a decoração não difere muito da do Passat, o mesmo devendo aplicar-se à qualidade geral. Estarão disponíveis apenas dois níveis de acabamento, Elegance e R-Line, mas passíveis de complementar com inúmeras opções de personalização.

A gama de motores será composta por seis unidades de quatro cilindros em linha, todas sobrealimentadas e com injecção directa de combustível. A oferta a gasolina inclui o novo 1.5 TSI Evo, com sistema de desactivação automática de cilindros ACT e 150 cv, e o 2.0 TSI, nas versões de 190 cv e 280 cv; as opções Diesel estão a cargo de três declinações do conhecido 2.0 TDI: 150 cv, 190 cv e 240 cv.

Todos os motores podem ser combinados com a caixa de velocidades pilotada DSG de dupla embraiagem, incluída de série no mais potente dos Diesel. O sistema de tracção integral permanente 4Motion é de série nas duas variantes mais potentes (2.0 TSI de 280 cv e 2.0 TDI de 240 cv), e  opcional no 2.0 TDI de 190 cv – as restantes versões são de tracção dianteira.

Referência, ainda, para os sistemas de assistência à condução. O cruise control adaptativo ACC passa a ajustar automaticamente o seu funcionamento aos dados disponíveis e recolhidos (limites de velocidade, estado do trânsito, e outras); os faróis adaptativos recorrem aos elementos disponíveis na cartografia do sistema navegação para, por exemplo, anteciparem a sua orientação antes mesmo da abordagem a uma curva; o Emergency Assist de nova geração consegue encostar automaticamente o veículo à berma, ou à faixa de circulação mais lenta (desde que o tráfego assim o permita), antes de abrandar e de o imobilizar, caso detecte que o condutor, por doença súbita ou motivo análogo, se veja impedido de executar a sua tarefa.

Apesar de todo este leque de trunfos, a VW promete que o Arteon será vendido a preços acessíveis para o segmento em que se insere. A comercialização terá início em meados Junho, por cerca de mais €4000 do que as versões equivalentes do Passat.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon