CompararComparando ...

Volvo conseguirá perceber os seus sentidos

Artigo
Volvo conseguirá perceber os seus sentidos

Conhecida por ser uma das marcas automóveis que atribui maior relevância à segurança, a Volvo vai mais uma vez além do que esperado, criando algo que até pode parecer mais do âmbito da ficção. A sua mais recente ciração neste domínio chama-se Driver State Estimation, e pretende ser o melhor amigo daquele que segue aos comandos do veículo. Este sistema inovador será, ao que tudo indica, capaz de ler e analisar através de pequenos LED infravermelhos (imperceptíveis de detectar pelo olho humano) acções como o movimento ocular e até da posição da cabeça, se o condutor está distraído ou cansado, recorrendo a uma série de alertas e auxiliares à condução, por forma a minimizar o risco de acidentes e incidentes. Volvo - Driver State Estimation

Além da componente de segurança o sistema permitirá ainda “reconhecer” o condutor, ajustando o automóvel às suas preferências, e de modo a que este consiga ser como que um co-piloto em todos os trajectos. Os técnicos de marca escandinava responsáveis por este projecto (ainda em fase de testes) acreditam que não só este desenvolvimento valerá a pena por forma a alertar o condutor quando se trata de uma condução interactiva (homem/máquina) como também no futuro será um impulsionador para a designada condução autónoma.

Volvo - Driver State Estimation

Em comunicado oficial, a Volvo e o seu gabinete tecnológico esperam ter o Driver State Estimation totalmente finalizado e pronto a introduzir em veículos de produção em série, no máximo, até ao ano de 2020. Deverá, assim, juntar-se a outros sistemas em que a casa sueca tem entre mãos, caso do Scandinavian pilot, também já noticiado pela Absolute Motors (mais informação aqui)

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Pimenta Lopes