CompararComparando ...

Volvo reforça aposta na segurança: E.V.A., Care Key e muito mais

Artigo
Volvo reforça aposta na segurança: E.V.A., Care Key e muito mais

A Volvo Cars mantém-se firme na sua intenção de continuar a ser a referência do mercado em termos de segurança, e acaba de apresentar as suas mais recentes iniciativas e projectos neste domínio. Um deles dá pelo nome de E.V.A. (acrónimo de Equal Vehicles for All), e assenta na partilha de todo o conhecimento e dados recolhidos pela marca de Gotemburgo em matéria de segurança com outros construtores, tendo em vista uma melhoria transversal da segurança nas estradas.

Significa isto que os construtores rivais poderão consultar os relatórios e dados de segurança resultantes de 60 anos de pesquisa e investigação da casa sueca, os quais serão disponibilizados num directório central digital. Elementos que provam, por exemplo, que as mulheres estão sujeitas a maior risco de certas lesões num acidente, já que as diferenças verificadas para o “homem padrão”, a nível anatómico, são deveras significativas e fazem com que, por exemplo, o efeito chicote seja sentido com outra intensidade, provocando lesões cervicais graves.

Para o utilizador quotidiano, e depois de anunciar que, a partir de 2020, todos os seus modelos irão ter a velocidade máxima limitada a 180 km/h, a Volvo apresenta, agora, a Care Key, dispositivo que, também a partir de 2020, será de série em todos os seus modelos. A sua função é permitir ao proprietário da viatura definir não só o seu próprio limite de velocidade, como os limites de velocidades para eventuais familiares ou amigos a quem o seu veículo seja emprestado – algo que a Volvo está a tentar acarrete benefícios também em termos dos valores a pagar pelo seguro.

Igualmente destinada a “compensar” o erro humano, a aposta na monitorização do condutor, dado estar convicta a Volvo que a intoxicação e a distração ao volante também devem ser combatidas, por serem causa bastante de sinistralidade rodoviária. O sistema que o garante opera através de câmaras e outros sensores, e permitirá a intervenção do automóvel caso o condutor seja claramente identificado como intoxicado, cansado ou distraído, e não responder aos sinais de aviso, assim aumentando a probabilidade de acidente.

O nível de intervenção do automóvel será diferente, em função do estado do condutor: inicialmente limitará a velocidade e alertará o serviço de assistência via Volvo on Call; num estado final, poderá, mesmo, travar o veículo e estacioná-lo de forma segura. A marca adianta que a introdução de câmaras em todos os seus modelos da Volvo ocorre<rá na próxima geração de automóveis da plataforma SPA2, a partir do início de 2020 – comprometendo-se, mais perto dessa data, a revelar os detalhes relativos ao número de câmaras a utilizar, e respectivo posicionamento serão revelados mais tarde.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    5 × 2 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.