CompararComparando ...

VW Budd-e estreia-se em Las Vegas

Artigo
VW Budd-e estreia-se em Las Vegas

A VW apresentou no CES, em Las Vegas, um novo protótipo de um veículo eléctrico, que pretende ser uma reinterpretação moderna do célebre VW Bus (ou “Pão de Forma”). Com 4597 mm de altura, 1940 mm de largura, 1835 mm de altura e uma distância entre eixos de 3151 mm, chama-se Budd-e e marca, visualmente, pelas formas futuristas, pela iluminação exterior integralmente em LED, pelas jantes de 21” e pela porta lateral de correr do lado direito.

Mas um dos principais motivos de interesse do Budd-e é mesmo a nova plataforma modular MEB (Modular Electric Drive Kit), específica para veículos eléctrico, do grupo germânico, em que as baterias estão instaladas no próprio piso, o que permite uma outra liberdade criativa na definição do habitáculo e no aproveitamento do espaço interior. No caso em apreço, as baterias, com 92,4 kWh de capacidade, podem ser carregadas através de uma ligação física ou por indução, garantindo uma recarga de 80% em apenas 30 minutos numa ligação a 150 kW.

Para animar o Budd-e, a VW elegeu um motor de 100 kW (135 cv) e 200 Nm para o eixo dianteiro, e um outro de 125 kW (170 cv) e 290 Nm para o eixo traseiro, de que resulta uma potência combinada de 225 kW (305 cv). Solução que não só faz do veículo um tracção integral, como lhe permitirá alcançar os 180 km/h de velocidade máxima e cumprir os 0-100 km/h em 6,9 segundos.

Quanto ao habitáculo, além de uma arquitectura que visa aproveitar ao máximo o espaço interior, e tentar criar um ambiente de lounge, destaca-se ainda pela interactividade que estabelece entre os ocupantes do Budd-e e o mundo exterior, para tal contando com um evoluído sistema de infoentretenimento, acessível não só ao condutor, como a todos os passageiros, e que pode ser controlado através de ecrãs tácteis, por voz ou mesmo através do gesto.

A presença da VW no CES 2016 foi ainda aproveitada para dar a conhecer o e-Golf Touch, protótipo baseado na versão de produção, mas dotada de um sistema de infoentretenimento de topo, na senda do desenvolvido para o Budd-e, também com controlo gestual e ecrã táctil de 9,2”.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.