CompararComparando ...

VW e meio de transporte mais utilizado do mundo brilham no Caramulo

Artigo
VW e meio de transporte mais utilizado do mundo brilham no Caramulo

Dando sequência ao apreciável dinamismo que vem revelando de há alguns tempos a esta parte, o Museu do Caramulo inaugura já no próximo Sábado, dia 3 de Feveiro, e em simultâneo, duas novas exposições temporárias. Uma é dedicada aos 80 anos da VW, a outra aquele que é considerado, actualmente, como o meio de transporte mais utilizado no mundo: a bicicleta.

Na mostra “Volkswagen: 80 anos ao serviço do povo”, é possível conhecer não só uma retrospectiva da marca, como do próprio modelo que lhe deu origem e a celebrizou mundialmente. O automóvel que na Alemanha ficaria conhecido como Käfer, em Portugal como  Carocha e nos países anglo-saxónicos como Beetle, foi apresentado pelo governo alemão em 1938, enquanto KdF-Wagen, por ser produzido na cidade-fábrica de KdF-Stadt, hoje Wolfsburg e sede da VW.

Isto tudo e muito mais é possível ficar a conhecer, até 31 de Maio, no Museu do Caramulo. A par, naturalmente, das muitas preciosidades de quatro rodas, incluindo cijco modelos emblemáticos da VW, nomeadamente o raríssimo Kübelwagen, o mais antigo veiculo da marca existente em Portugal.

Para os amantes das duas rodas, a exposição “Bicicletas com História” é dedicada à máquina que, após várias séculos de tentativas de criação de um meio de locomoção de duas rodas, terá nascido, em 1790, pelas mãos do conde francês Mede de Sivrac, sob o nome de “Celerífero” – construída em madeira, e com duas rodas alinhadas longitudinalmente, unidas por uma viga que também servia de assento. Independentemente da validade histórica desta versão, menos contestação parece merecer  a “Draisiana”, criada em 1817 pelo barão alemão Karl Von Dais, e já propulsionada pelo andar do seu condutor (posteriormente adaptada pelo escocês Kirkpatrick Macmillan para receber um sistema de pedais), ou a primeira verdadeira bicicleta, já com um sistema de propulsão directamente ligado à roda dianteira, da autoria do carroceiro francês Pierre Michaux, fundador, também, da primeira fábrica de bicicletas do mundo.

Este são, apenas, alguns dos apontamentos possíveis de conhecer na exposição “Bicicletas com História”, que consiste numa mostra representativa da evolução da bicicleta ao longo dos anos. Aí sendo expostos dois modelos tipo “Michaux”, de 1869, seguidos das tradicionais “Bone Shakers” e dos triciclos, até às bicicletas actuais.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon