CompararComparando ...

VW ID.5 e ID.5 GTX revelados. Em Portugal em Abril

Artigo
VW ID.5 e ID.5 GTX revelados. Em Portugal em Abril

Já foram revelados pela VW os novos ID.5 e ID.5 GTX, modelos que podem ser considerados como as versões coupé do ID.4 e ID.4 GTX, e são os primeiros SUV totalmente eléctricos do construtor germânico com esta configuração de carroçaria. À venda em Portugal no próximo mês de Abril, ambos recorrem à plataforma modular MEB e distinguem-se, fundamentalmente, pelo seu visual específico e por uma mais generosa dotação mecânica e tecnológica.

A estética é, naturalmente, o principal elemento distintivo do ID.5, por via da sua carroçaria ao estilo coupé, com 4599 de comprimento (4582 mm no ID.5 GTX) e uma distância entre eixos de 2766 mm, e em que o principal destaque vai para a linha de tejadilho mais inclinada. O deflector integrado no portão traseiro e as tomadas de ar dianteiras eléctricas (só abrem quando necessário) destinam-se a incrementar a eficiência aerodinâmica (Cx de 0,26 no ID.5, e de 0,27 no ID.5 GTX), logo, a autonomia. A par do visual elegante e dinâmico, ambos contam com iluminação exterior integralmente por LED, grupos ópticos dianteiros (do tipo IQ.Light LED Matrix) e traseiros (de efeito tridimensional) unidos por uma faixa luminosa (opcional na frente), e pára-choques específicos.

Segundo a VW, apesar da superior inclinação do tejadilho, a habitabilidade traseira diminuiu apenas 12 mm em altura face ao ID.4, e a capacidade da bagageira é de 549 litros com os cinco lugares disponíveis. Ainda no habitáculo, nota para os opcionais bancos desportivos Top Sports com logótipos ID perfurados nos encostos de cabeça; para a iluminação ambiente configurável com trinta opções de cor; para o sistema de infoentretenimento com controlo vocal através da frase “Hallo ID”, e capacidade para, remotamente, receber actualizações e activar funções adicionais; e para o opcional head-up display com realidade aumentada. A nova versão 3.0 do software ID também permite a adopção de evoluídos sistemas de assistência ao condutor, como o Travel Assist, ou o novo Park Assist Plus, o opcional assistente de estacionamento com função de memória, capaz de efectuar autónoma e automaticamente esta manobra.

Quanto a motorizações, o ID.5 será proposto em duas versões com motor e tracção traseiros, uma com 174 cv, a outra com 204 cv. Ao passo que o ID.5 GTX recorre a um motor dianteiro de 109 cv e a um motor traseiro de 204, o que lhe assegura a tracção integral e uma potência combinada de 299 cv (podendo, em opção, montar a suspensão com amortecimento pilotado DCC). Contudo, e ao contrário do que sucede no ID.4, em que as versões menos potentes montam uma bateria com 52 kWh de capacidade, na gama ID.5 a bateria é sempre de 77 kWh, oferecendo uma autonomia de 520 km (480 km no ID. 5 GTX), e podendo ser recarregada em postos de carregamento rápidos de até 135 kW de potência (125 kW no ID.4), ou em ligações de corrente alternada com até 11 kW de potência.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.